Campus de Maruípe recebe Observatório de Políticas Públicas e Cuidado em Saúde

13/05/2015 - 16:57  •  Atualizado 14/05/2015 18:33

O Centro de Ciências da Saúde, no campus de Maruípe, inaugura nesta quinta-feira, 14, o Observatório de Políticas Públicas e Cuidado em Saúde, que tem como finalidade monitorar e analisar os impactos das políticas públicas na produção do cuidado em saúde. A inauguração será às 14 horas, no auditório Rosa Maria Costa Rêgo Paranhos.

Durante a inauguração haverá uma palestra com o professor Emerson Merhy, coordenador Nacional do Observatório e um dos responsáveis pela implantação dos observatórios em parceria com as universidades.

Pesquisa

A professora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação em Saúde Pública, Rita de Cássia Lima, destaca a importância do Observatório para a Universidade: “É um espaço de pesquisa, discussão e interface com os serviços municipais de saúde. Ele estará aberto para técnicos, professores e estudantes da Ufes”.

Segundo o professor coordenador da Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGASC), Adauto Oliveira, o espaço pode servir também como base para futuras pesquisas na área. “O Observatório vai trazer de forma permanente as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas”, conclui.

A iniciativa é financiada pelo Governo Federal por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e faz parte de um projeto que envolve outras sete universidades.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)