Boas-vindas: Prograd orienta novos estudantes sobre o semestre 2021/2

Representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes deram continuidade, nesta quarta-feira, 27, à recepção dos ingressantes no semestre 2021/2. Na live, disponível no canal Ufes Oficial no YouTube, os estudantes puderam conhecer o trabalho das diretorias da Prograd, que tem relação direta com a vida acadêmica dos alunos, e também esclarecer dúvidas.

A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, iniciou a transmissão explicando sobre o funcionamento do semestre 2021/2, que terá atividades remotas, por meio do modelo Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), além do modelo híbrido (remoto + presencial) para disciplinas práticas e teórico-práticas, de casos específicos. 

Para os ingressantes, o modelo híbrido será aplicado apenas às disciplinas práticas dos cursos da área de saúde: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição. Os demais iniciarão seus cursos com aulas remotas, que poderão ser síncronas (quando o professor e a turma estão em uma sala virtual, no mesmo dia e horário) e assíncronas (quando o estudante realiza as atividades propostas pelo docente, sem a interação simultânea entre eles).

A pró-reitora lembrou que a escolha dos ambientes de ensino-aprendizagem virtuais, tais como o GSuite For Education e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), fica a critério dos professores, conforme regulamentado pela Universidade. “É importante o estudante acessar o Portal do Aluno, consultar o seu horário individual, onde estão listadas todas as disciplinas do período, e entrar em contato com os colegiados dos cursos ou com os professores para conferirem quais serão as plataformas utilizadas”, afirmou.

Cláudia Gontijo também recomendou que os novos estudantes conheçam o Plano de Contingência da Ufes. No documento, é possível encontrar os detalhes sobre a fase 3 (Earte + híbrido), que terá início a partir de novembro, com o semestre 2021/2. “Essa é mais uma etapa para o retorno gradual e seguro de nossos estudantes, professores e técnicos-administrativos. E para que parte da nossa comunidade possa voltar em segurança, precisamos continuar mantendo os cuidados essenciais - com o uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social - e também nos vacinar assim que possível”, ressaltou.

O segundo dia do evento de boas-vindas também contou com a apresentação das diretorias de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), de Apoio Acadêmico (DAA) e de Desenvolvimento Pedagógico (DDP) da Prograd, com a presença das respectivas diretoras Anita Lacerda, Margarete Moraes e Kalline Aroeira.

Ao fim do evento, houve o momento tira-dúvidas, cujos principais temas são abordados abaixo.

Quem terá aulas híbridas?

Estudantes de todos os períodos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição, além dos alunos finalistas (aqueles que, para concluir o seu curso, precisam cumprir disciplinas cuja carga horária ele pode realizar em um semestre, conforme previsto no projeto pedagógico do curso). O híbrido também contemplará alguns estudantes que tiveram seu percurso formativo atrasado, devido à impossibilidade de realização de disciplinas práticas e teórico-práticas durante a Fase 2, quando estava autorizado apenas o Earte.

As aulas presenciais das disciplinas práticas serão transmitidas?

Não. A carga horária dessas disciplinas precisa ser realizada em trabalhos de campo ou em laboratórios especializados - atividades que não podem ser simuladas no ambiente virtual. Portanto, não haverá transmissão on-line desse conteúdo. 

Como faço o login único da Ufes?

O primeiro acesso deve ser feito pelo site senha.ufes.br. No menu superior, clique em “senha única” e “recuperar senha primeiro acesso”. Após digitar CPF e e-mail cadastrado, você receberá, em sua caixa de mensagem, a identificação única e a senha para o primeiro acesso. Siga as demais orientações que constam no e-mail recebido. 

Como acessar o GSuite ou o Portal do Aluno?

Com o login único e a senha da Ufes.

Como ter acesso ao meu horário individual?

Pelo Portal do Aluno, utilizando o login único e a senha da Ufes. O Portal também disponibiliza comprovante de matrícula, histórico parcial, entre outros relatórios. A solicitação ou cancelamento de matrículas também é feita pelo Portal do Aluno. 

Sou ingressante, preciso solicitar matrícula?

Para os estudantes que ingressam pelo Sisu, a matrícula no primeiro período é feita, de forma automática, pela Prograd. Os comprovantes estão disponíveis no Portal do Aluno, no menu “relatórios”. Nos demais períodos, os graduandos deverão fazer a solicitação via Portal do Aluno, nos prazos estipulados no calendário acadêmico

Já os ingressantes pelo Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS) precisarão solicitar disciplinas pelo Portal do Aluno, durante a segunda etapa de matrícula. Esse processo possui suas especificidades, que não possibilitam a matrícula automática. O PSVS possui diferentes modalidades, segundo as quais os estudantes da Ufes podem alterar de turno ou de campus (remoção), ou mudarem de curso ou de habilitação (reopção). Também é possível pessoas com graduações já concluídas ingressarem em outros cursos (novo curso) ou o ingresso de estudantes de outra graduação de outras instituições de ensino, sejam públicas ou privadas (transferência facultativa). 

Não recebi meu número de matrícula. O que faço?

O número de matrícula é enviado, de forma automática, aos estudantes nos respectivos e-mails cadastrados. Primeiro, verifique sua caixa de spam. Caso realmente não tenha recebido a mensagem, entre em contato com a Coordenação de Matrícula, da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/Prograd), abrindo um ticket pelo site atendimento.ufes.br

No semestre 2021/2, há estudantes ingressantes pelo Sisu e pelo Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS). Verifique nos sites sisu.ufes.br e vagas.ufes.br o resultado final de cada processo e confira se seu nome aparece na listagem final de aprovados.

Como faço para acessar minha sala de aula on-line?

Os links serão enviados pelos professores das disciplinas. Dúvidas referentes aos horários das aulas ou às formas de acesso ao conteúdo virtual devem ser encaminhadas aos professores ou às coordenações de curso.

Os professores podem solicitar que o estudante fique com a câmera ligada durante as aulas?

Sim, os professores podem fazer essa solicitação, principalmente durante momento de apresentações ou avaliações. Mas é algo acordado entre o professor e a turma.

 

 

Texto: Camila Fregona

 

 

 

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.