Bernadette Lyra encerra visita com roda de conversa sobre Literatura e Mulheres

07/05/2015 - 18:03  •  Atualizado 08/05/2015 17:44

A autora capixaba Bernadette Lyra encerrou sua passagem pela Ufes nesta quinta-feira, 7, com uma roda de conversa na Galeria de Artes Espaço Universitário (Gaeu). O evento contou com a presença do superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças, e do secretário de Cultura, Rogério Borges, além de professores, servidores da Ufes e estudantes.

“As histórias da história: Literatura & Mulheres” foi o tema abordado pela autora. “Literatura é uma ficção e falo de mulher por que só escrevo daquilo que conheço ou penso conhecer, que é o universo feminino”, afirmou Bernadette, para quem a literatura é “o sal da sua vida”.

A escritora também falou sobre o Espírito Santo, denominado pela própria como ‘partícula preciosa’, que estará presente em sua triologia. Ela contou que está terminando de escrever o terceiro livro e que as obras A Capitoa e A panelinha de Breu farão parte desse novo projeto, ainda sem previsão de lançamento.

Oficinas

Durante a roda de conversa, Rogério Borges anúncio um novo projeto da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes: a realização das Oficinas Literárias Deny Gomes, que terão início no mês de junho e serão abertas ao público.

A vinda de Bernadette Lyra à Ufes deu inicio a um novo projeto de trocas de experiências, que será realizado entre a comunidade universitária e alguns autores convidados. Durante toda a semana, a escritora realizou reuniões de trabalho com professores e servidores da Secretaria de Cultura da Universidade.

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Jéssyka Saquetto
(bolsista de projeto de Comunicação)