Avaliação de desempenho dos servidores e dos serviços da Ufes pode ser feita até 22/05

20/05/2022 - 09:55  •  Atualizado 20/05/2022 19:32

Foi estendido até às 23h59 do próximo domingo, 22, o prazo para realização da Avaliação de Desempenho 2022 dos servidores técnico-administrativos em educação da Ufes, e da Avaliação pelos Usuários, na qual são avaliados os serviços prestados pela Universidade. Inicialmente, o prazo se encerraria nesta sexta-feira, 20.

Podem participar da Avaliação de Desempenho os servidores que estiveram por mais de dois meses em efetivo exercício durante o período avaliado (01/07/2021 a 30/04/2022). Professores que exercem função de chefia também participam como avaliadores dos servidores técnico-administrativos sob sua gestão.

Já a Avaliação pelos Usuários pode ser feita de forma anônima por todos os servidores técnico-administrativos (independentemente do tempo de efetivo exercício), os servidores docentes (mesmo sem função gerencial), os estudantes, os pacientes do Hospital Universitário e a comunidade externa em geral, enquanto usuários dos serviços prestados pela Universidade.

As avaliações são feitas por meio de formulários eletrônicos, dentro de um sistema próprio. O link de acesso a esse sistema fica disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Desenvolvimento institucional

O Programa de Avaliação de Desempenho tem por objetivo promover o desenvolvimento institucional, subsidiando a definição de diretrizes para políticas de gestão de pessoas e garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Para o servidor técnico-administrativo em educação, o resultado de sua avaliação contribuirá para o seu desenvolvimento, o de sua chefia e para a melhoria do seu setor de trabalho, além de ser requisito para obter a progressão por mérito profissional, que é concedida a quem tem resultado final na avaliação igual ou superior a 3.

O desempenho do servidor será avaliado por meio do diagnóstico das condições de trabalho; autoavaliação; avaliação da equipe de trabalho; avaliação da chefia imediata pelo servidor (servidor avalia chefia); e avaliação do servidor técnico-administrativo em educação pela chefia imediata (chefia avalia servidor).

Também poderá ser realizada a avaliação anônima dos serviços ofertados pelas Ufes, através do formulário de Avaliação pelos Usuários.

A previsão é que o resultado final da avaliação seja divulgado em 12 de agosto.

Mais informações estão disponíveis no Manual de Avaliação e no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufes.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Progep