Aumento no número de casos de covid exige reforço nas medidas de prevenção

14/06/2022 - 19:32  •  Atualizado 20/06/2022 16:40

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou, nesta terça-feira, 14, o Boletim Informativo Covid/Ufes nº 31, que destaca uma elevação no número de casos confirmados da doença, de 208 para 867 casos nos últimos 14 dias, no Espírito Santo.

Apesar de os números de óbitos e de internações se manterem estáveis, o COE adverte que é de extrema importância reforçar as medidas de prevenção, como manter o uso de máscaras, principalmente nos ambientes fechados, evitar aglomeração e higienizar as mãos constantemente.

“Com a chegada do inverno, registramos um aumento no número de casos de síndromes respiratórias agudas, incluindo a covid. Por isso, é extrema importância que as pessoas adotem as medidas de prevenção para evitar o contágio. Além disso, aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid devem fazê-lo o mais rápido possível”, orienta a coordenadora do COE-Ufes, Leila Massaroni.

Ela cita também a Nota Técnica Covid-19 n° 14/2022 – GEVS/SESA/ES, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde, que recomenda o uso de máscara em locais fechados e em ambiente escolar, além de orientar o reforço na sua utilização em casos específicos, por exemplo, quando a pessoa apresenta sintomas gripais.

O Boletim Informativo Covid/Ufes nº 31 analisa a situação da covid-19 no Espírito Santo de 15 de maio a 12 de junho de 2022 (semanas epidemiológicas de 20 a 24/2022). A íntegra do documento, com os principais indicadores para o acompanhamento da evolução da doença no estado, está disponível para consulta no portal da Ufes e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Texto: Thereza Marinho