Atividades de dança, esporte e lazer agitam o campus de São Mateus neste sábado, 20

18/05/2023 - 17:26  •  Atualizado 20/05/2023 13:47

Evento tradicional nos campi da Ufes, o Sábado de Esporte e Lazer chega a São Mateus neste dia 20 com uma programação recheada de oficinas, aulas de dança, torneio esportivo, recreação infantil e cuidados com a saúde. As atividades fazem parte das comemorações do aniversário de 69 anos da Universidade. Não é necessário realizar inscrição para participar.

A programação no campus começará às 9 horas, com um torneio de queimada. No mesmo horário, terá início a primeira oficina, de barbearia, que vai até as 11 horas. Às 9h30, haverá uma oficina de ioga (os interessados devem levar canga ou um tapetinho para participar). Na sequência, às 10 horas, será a vez da oficina de dança afro. Logo depois, o público ficará com um aulão de ritmos, às 11 horas, e uma oficina de forró, sempre concorrida, que começará às 11h30.

Das 9 às 13 horas, o campus ainda oferecerá duas atividades que testarão o equilíbrio dos participantes: o slackline, em que é preciso andar sobre uma fita de nylon, e a falsa baiana, esporte no qual se caminha sobre uma corda suspensa entre dois pontos com o auxílio de outra corda na altura da cabeça. No mesmo período, acontecerá prática de tiro com arco.

Para o público infantil, a programação também está variada: contação de histórias, às 11 horas; recreação e pintura de rosto, das 9 às 13 horas; e gincana, que acontecerá na medida em que as crianças chegarem ao evento.

Durante as atividades, um estande de fisioterapia atenderá o público que quiser reservar um tempo para cuidar da saúde.

O projeto Sábado de Esportes e Lazer na Ufes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Esportes e Lazer, com apoio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Iniciado em 2022, o projeto acontece periodicamente nas cidades onde estão presentes os campi da Ufes.

Eventos em Goiabeiras

Na próxima semana, as comemorações do aniversário da Ufes seguem movimentando o campus de Goiabeiras, em Vitória. Na terça-feira, 23, a partir das 8h30, o Cine Metrópolis receberá o evento Construindo ações de permanência estudantil na Ufes. Na ocasião, a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, apresentará as ações do programa Permanecer e Concluir. Haverá, ainda, a palestra Desempenho acadêmico e saúde mental, com a professora Adriana Peixoto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para participar, é preciso se inscrever neste formulário.

Já na quarta-feira, 24, às 16 horas, acontecerá o terceiro encontro do Ciclo de debates: desafios das universidades, com o tema Estratégias pedagógicas para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) ou com deficiência física, com as professoras Liliana Miilher, do Departamento de Fonoaudiologia, e Mariana Midore, do Departamento de Terapia Ocupacional. A mediação será da diretora do Núcleo de Acessibilidade (Naufes), Déborah Provetti. O evento será realizado no auditório Carlos Drummond de Andrade, na Biblioteca Central.

Na quinta-feira, 25, às 14h30, a Ufes promoverá a palestra Assédio no ambiente universitário – Vamos falar sobre isso?, ministrada por Kátia de Lima, psicóloga do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Texto: Leandro Reis