Astrobiologia é tema de palestra gratuita que acontece nesta sexta-feira, 19

18/02/2021 - 16:20  •  Atualizado 19/02/2021 12:50

O Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Ufes (Núcleo Cosmo – Ufes) promove nesta sexta-feira, 19, às 11 horas, uma palestra com o pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Horvath. Ele falará sobre Astrobiologia no novo milênio.

A palestra é aberta ao público em geral e, para participar, basta clicar aqui.

De acordo com a Cosmologia, a Astrobiologia é uma recente área de pesquisa científica que estuda a vida no Universo, em conexão com o ambiente astronômico: sua origem, distribuição, evolução e futuro. Com uma abordagem multi e interdisciplinar, a Astrobiologia compreende, dentre vários temas, a formação de moléculas orgânicas no ambiente espacial; a química prebiótica e a origem da vida; e a vida em ambientes extremos de nosso próprio planeta, usada como modelo para entendermos uma possível vida extraterrestre.

Nessa área, são realizados trabalhos de observação astronômica, pesquisas de campo em microbiologia ambiental, estudos teóricos e experimentais de simulação de ambientes extraterrestres e trabalhos em laboratório em Biologia, Química e Física.

Integração de disciplinas

Durante a palestra, Horvath abordará a integração de disciplinas e a fusão delas na chamada Astrobiologia, que constitui um dos fatos científicos no novo milênio. “Da mesma forma como ocorreu a definição das disciplinas que hoje conhecemos como Física e Química, existe um longo caminho a percorrer para que a chamada matriz disciplinar, metodologias e acima de tudo, ponto de vista conjunto, fiquem claros. Esses assuntos serão o objeto do seminário, em que repassaremos também o estado da arte de algumas iniciativas conjuntas e forneceremos exemplos de problemas abordados e resolvidos que exigem essa nova compreensão da natureza, a caminho da formação de uma geração de cientistas já formados e familiarizados com a Astrobiologia”, explica.

O professor Horvath é graduado em Física e doutor em Ciências Exatas pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Atualmente, é professor da USP e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Astronomia (NAP-Astrobio) da mesma instituição, além de ser responsável pelo Grupo de Astrofísica Relativística e Desastres Estelares (Gardel). É pesquisador nas áreas de Astrofísica Relativística, Evolução Estelar e Astrobiologia.

Texto: Jorge Medina
Imagem: Centro de Astrobiologia