Antecipado o pagamento do auxílio para estudantes ingressantes no Proaes/Ufes

01/06/2023 - 16:31  •  Atualizado 02/06/2023 16:29

O primeiro pagamento do Auxílio Permanência Unificado, para estudantes deferidos no Edital nº 01/2023, de cadastro no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes/Ufes), edição de 2023/1, será antecipado de julho para este mês de junho.

Os 843 estudantes que tiveram o cadastro deferido, receberão o auxílio até o quinto dia útil de junho (dia 7). Os valores serão retroativos a março de 2023, ou seja, até 7 de junho os novos estudantes assistidos receberão o auxílio referente aos três meses desde o início do semestre letivo: março (50% do valor), abril e maio.

O auxílio será pago conforme as faixas as seguintes faixas:

- Faixa 1 (50 estudantes deferidos) - composta de valor pecuniário direto correspondente a R$ 550, além do auxílio-alimentação (acesso gratuito ao RU) e do auxílio empréstimo estendido de livros. Com o retroativo, o valor será de R$ 1.375.

- Faixa 2 (300 estudantes deferidos) - composta de valor pecuniário direto correspondente a R$ 375, além do auxílio-alimentação (acesso gratuito ao RU) e do auxílio empréstimo estendido de livros. Com o retroativo, o valor será de R$ 937,50.

- Faixa 3 (493 estudantes deferidos) - composta de valor pecuniário direto correspondente a R$ 200, além do auxílio-alimentação (acesso gratuito ao RU) e do auxílio empréstimo estendido de livros. Com o retroativo, o valor será de R$ 500

“A antecipação foi possível devido ao esforço das equipes de análise dos documentos de comprovação de renda e marcadores sociais do processo de cadastro, composta por servidores da Assistência Estudantil e de outras unidades da Ufes, que colaboraram em conjunto para que as análises e o cadastro ocorressem em tempo recorde: 25 dias úteis em vez de 40 dias úteis em processos anteriores”, destaca o diretor de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), Iury Pessoa.

Ele afirma que a celeridade deste processo também se deve ao esforço da equipe de pagamento da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE/Proaeci) e da interlocução com as pró-reitorias de Planejamento (Proplan) e de Administração (Proad), para que os dados bancários dos estudantes fossem lançados no sistema federal e a confecção da folha de pagamento fosse autorizada, liquidada e apropriada pela Ufes até o prazo limite estabelecido pelo Ministério da Educação (dia 25 de cada mês). “Tudo isso foi necessário para que ocorresse a liberação do recurso financeiro pelo MEC destinado ao pagamento dos auxílios”, detalha o diretor.

Sobre o Proaes

O Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo (Proaes/Ufes) visa contribuir para a permanência qualificada dos estudantes de baixa renda.

Todas as informações sobre o Edital nº 01/2023 estão publicadas no site da Proaeci. Em caso de dúvida o estudante pode entrar em contato com a Pró-Reitoria por meio dos seguintes canais de atendimento: e-mail dae.proaeci@ufes.br; telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 8h às 20h); ou WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens, das 8h às 20h), ou presencialmente, das 8h às 20h, no prédio da Proaeci.

Com informações da Proaeci