André Frateschi canta Beatles no Teatro Universitário nesta quinta-feira, 1º

31/05/2023 - 17:03  •  Atualizado 01/06/2023 17:30

O Teatro Universitário recebe, nesta quinta-feira, 1º, o ator e cantor André Frateschi, atual voz da Legião Urbana, para o terceiro show do Projeto Sócio de Carteirinha em 2023. Frateschi interpreta clássicos do Quarteto de Liverpool a partir das 21 horas, acompanhado do Clube Big Beatles.

Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), e estão à venda nas Óticas Paris da Praia do Canto, de Jardim da Penha, do Centro da Praia Shopping e do Shopping Vila Velha. O público também pode adquiri-los na bilheteria do Teatro (apenas no dia 1º, a partir das 14h) e no site Le Billet.

Fã de Beatles desde a adolescência, Frateschi lembra de, ainda na infância, manusear os discos de vinil da mãe, a atriz Denise Del Vecchio, de quem herdou a beatlemania. “Lembro da sensação de abrir o vinil do Sgt. Pepper’s [Lonely Hearts Club Band, de 1967], com aqueles encartes que podiam ser recortados. Eu ficava ouvindo aquele disco e colocando as insígnias do Sargento Pimenta pela roupa, lembro da diversão que era aquilo”, diz.

Referências

Mas a paixão pela banda aconteceu mesmo por volta dos 14 ou 15 anos, quando um amigo fanático por Beatles levava para a escola fitas da banda. Nessa época, se deparou com o White Album, lançado em 1968, e não parou mais. “Aquilo realmente mudou minha vida para sempre”, afirma Frateschi. A partir daí, John Lennon e Paul McCartney se tornaram referências para a sua forma de cantar, culminando na idolatria por Abbey Road, lançado no ano seguinte, já na fase final da carreira dos ingleses.

“O Lado B desse disco – aquela suíte de cinco ou seis músicas emendadas – me levou para lugares que eu jamais imaginaria a não ser através da arte. Ali o John e o Paul cantam com entrega, ‘rasgados’. Até hoje isso é um espelho para mim. Não sou um cantor que economiza na hora de cantar”, afirma ele.

Agenda

Até dezembro, o Projeto Sócio de Carteirinha receberá, todo mês, nomes de peso da música nacional para relembrar sucessos do Quarteto de Liverpool. Os próximos convidados são Luiz Carlini (6 de julho); Milton Guedes (10 de agosto); Sílvio Brito (14 de setembro); Fernanda Takai, do Pato Fu (19 de outubro); Leo Gandelman (9 de novembro); e Edgard Scandurra, do Ira! (14 de dezembro).

Texto: Leandro Reis