Andifes lança campanha para incentivar a vacinação contra a COVID-19 no Brasil

01/03/2021 - 18:09  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou a campanha nacional Conhecimento e Cidadania: Juntos pela Vacina, com a participação das 69 universidades federais brasileiras. Criada e coordenada pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), a iniciativa pretende chamar a atenção dos brasileiros para a adesão ao programa nacional de vacinação contra a COVID-19. A campanha foi iniciada com a disponibilização de um tema para as fotos de perfis nas redes sociais, por meio do Facebook. Para incluir o selinho do campanha na sua foto, acesse a Página da Andifes no Facebookinstale o tema no seu perfil e participe do projeto.

“Queremos, com essa campanha, mostrar a importância da vacina e a responsabilidade social de todos ao buscarem a imunização. Embora se vacinar pareça um ato pessoal, a vacinação só irá diminuir os impactos do coronavírus se for pensada de forma coletiva. Por isso a importância de uma campanha nacional e contínua”, explica o presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira.

Com essa proposta, a Andifes pretende conscientizar os brasileiros que, ao se vacinar, além de se proteger contra a COVID-19, o cidadão está contribuindo para dois importantes reflexos na coletividade: desafogando o sistema de saúde, garantindo que não faltem vagas para os brasileiros que não podem ser imunizados, caso de gestantes, por exemplo; e reduzindo a capacidade de disseminação da doença.

De acordo com a coordenadora do Cogecom, Rose Mara Pinheiro, a campanha será permanente e trará peças em vários formatos e linguagens. “As universidades federais não ficaram paradas quando o isolamento social começou e continuarão contribuindo para o fim dessa pandemia com seus laboratórios, campi, servidores, cientistas, técnicos e, claro, levando a informação correta e segura sobre a importância da vacinação, um ato de cuidado coletivo”, afirma.

Com informações da Andifes.