Andifes abre inscrições para Programa de Mobilidade Virtual Internacional

02/06/2021 - 19:54  •  Atualizado 08/06/2021 16:35

O Programa de Mobilidade Virtual Internacional - Destino: Brasil está com inscrições abertas até 30 de junho. Lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o programa oferece cerca de três mil vagas em 103 cursos gratuitos de 42 universidades brasileiras. As aulas serão on-line, entre os meses de julho e agosto. O formulário de inscrição está disponível no site do Destino Brasil. Os primeiros inscritos terão prioridade.

Conforme consta no catálogo on-line (anexado ao final do texto), cada curso oferece entre 20 e 50 vagas. Setenta por cento delas são reservadas para instituições parceiras internacionais e 30% às comunidades acadêmicas das instituições de ensino superior brasileiras. Os cursos serão ministrados em diversos idiomas (inglês, francês, espanhol, alemão e português como língua estrangeira/adicional) e abrangem diversas áreas com o objetivo de disseminar cultura, ciência, língua e educação brasileiras. Eles não têm caráter curricular, mas sim de atividades de extensão.

A Ufes participa do programa com dois cursos. Um deles é o Biodiversity in Brazil: continental biomes, na área de Ecologia, Meio Ambiente e Biodiversidade, que será ministrado pelo professor do Departamento de Ciências Biológicas e secretário de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, Yuri Leite. As aulas serão sobre a biodiversidade brasileira, com destaque para os biomas continentais do Brasil: amazônia, mata atlântica, cerrado, pantanal, caatinga e pampa.

O outro curso ofertado pela Ufes é Leitura de poesia brasileira, na área de Português como língua estrangeira ou adicional. A professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação Maria Amélia Dalvi conduzirá o curso, que pretende apresentar uma antologia não comercial, com destaque para a produção de mulheres, indígenas e afro-brasileiros.

Iniciativa pioneira

“Essa é uma iniciativa pioneira, uma vitrine para a divulgação das nossas universidades. A Ufes não poderia ficar fora desse programa”, ressalta Leite. Ele lembra que o Destino Brasil é um projeto piloto para aproveitar as férias de verão no hemisfério norte. “A ideia é que este programa se transforme em ação permanente, assim como universidades do exterior oferecem oportunidades aos nossos alunos”, afirma, destacando a importância desse intercâmbio de conhecimento.

O coordenador do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES) da Andifes, Waldenor Barros, explica que o objetivo maior do programa é dar visibilidade internacional ao ensino superior brasileiro na esfera federal por meio de uma oferta coletiva de cursos em caráter extensionista livre, a serem oferecidos em língua estrangeira a parceiros internacionais, proporcionando uma imersão na língua e na diversidade cultural brasileira, além de possibilitar o fortalecimento do processo de internacionalização das universidades federais.

Texto: Sueli de Freitas