Alunos e profissionais de saúde passam a contar com Laboratório de Habilidades e Simulação

14/07/2022 - 17:27  •  Atualizado 18/07/2022 10:12

Está em funcionamento, no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), o Laboratório de Habilidades e Simulação (LabSim), espaço estratégico de ensino e aprendizagem para profissionais da instituição e estudantes da Ufes.

Com 220 metros quadrados, as instalações do LabSim reproduzem cenários que conseguem representar situações clínicas de risco, por meio de simuladores e manequins de alta fidelidade. Entre os equipamentos, destaca-se a boneca em tamanho real capaz de simular um parto, inclusive com as complicações mais comuns deste tipo de procedimento. O laboratório do Hucam, hospital integrante da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), consegue também reproduzir demonstrações de paciente com parada cardiorrespiratória para o treinamento de procedimentos de reanimação com desfibrilador, equipamento que emite descargas elétricas de forma controlada para recuperar os batimentos cardíacos.

O LabSim reproduz ambientes virtuais com diversos graus de complexidade da prática diária na área da saúde, aumentando, assim, a segurança nos processos de ensino e a redução da incidência de eventos adversos nos pacientes.

O laboratório está disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas, para profissionais do hospital, residentes médicos e multiprofissionais, além de professores e estudantes de graduação da Ufes com atividades regulares no Hucam. O local dispõe de armários para pertences de estudantes enquanto frequentam o LabSim, duas salas de simulação - incluindo antessalas para observação e análise do caso apresentado na aula -, um lavatório para o aprendizado da forma correta de higienização de mãos no ambiente hospitalar, salas de apoio administrativo e espaço de aula com 25 assentos.

O acervo do local está em expansão, e mais manequins e simuladores estão em processo de compra para elaboração de outros cenários de aprendizagem. Atualmente, além da manequim de mulher grávida, há 11 dorsos para treinamento de reanimação cardíaca, simulacros de joelho e nádegas.

Ao todo, foram investidos no LabSim cerca de R$ 700 mil, entre obras e equipamentos. São previstos outros R$ 300 mil para a ampliação do acervo do laboratório.

Nesta quinta-feira, 14, o presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira, esteve no hospital para fazer uma reunião de trabalho e conhecer as instalações do LabSim, acompanhado pelo reitor da Ufes, Paulo Vargas; da superintendente do Hucam-Ufes, professora Rita Checon; do diretor do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, professor Helder Mauad; e outros gestores do hospital e professores da Universidade.

Texto e fotos: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes