Administração Central e estudantes discutem melhorias para a acessibilidade na Ufes

15/06/2023 - 22:25  •  Atualizado 19/06/2023 14:23

O reitor Paulo Vargas recebeu nesta quinta-feira, 15, uma comissão formada por estudantes dos grupos PET Cultura e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para discutir melhorias nas condições de acessibilidade nos campi da Ufes. Dentre as diversas questões tratadas na reunião, foram definidas a criação de um fórum de estudantes com deficiência a fim de constituir uma instância que assegure maior protagonismo e participação, e um reforço na formação de docentes no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência.

Além do reitor e dos estudantes, participaram da reunião o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; o superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi; a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), Deborah Narcari; a coordenadora do PET Cultura e professora do Departamento de Teoria da Arte e Música, Maira Pêgo; e a chefe de gabinete interina, Carolina Anhoque.

Durante a reunião, os estudantes apresentaram reivindicações de melhorias na acessibilidade em espaços como o Restaurante Universitário (RU), o auditório do prédio IC-IV, alguns banheiros e vias de acesso. Os estudantes também pleitearam melhor formação dos professores para lidar com estudantes com deficiência. Já a professora Maira Pêgo informou que o grupo PET tem trabalhado para fazer o mapeamento dos pontos da Universidade que precisam de melhoria na acessibilidade.

O reitor afirmou que a intenção da Administração Central é estabelecer prioridades e atuar rapidamente. Para isso, orientou a Superintendência de Infraestrutura a realizar uma ação emergencial “de identificação de onde é possível fazer intervenções imediatas nas vias de acesso, calçadas, passarelas, no RU e em outras áreas, na perspectiva de dar continuidade ao trabalho em desenvolvimento pelo InterPET, considerando o diagnóstico que está sendo construído”.

Paulo Vargas também lamentou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiência e destacou que há um compromisso da gestão de solucionar os problemas. “A Universidade tem um débito com relação a essa questão que vem de longa data. Nós já fizemos alguns avanços, mas ainda é pouco diante do que é necessário fazer. É um compromisso nosso continuar trabalhando para obter resultados mais rápidos na promoção da acessibilidade”, disse.

Espaço de debate

Vargas destacou a importância da criação do fórum de estudantes com deficiência, ideia que surgiu durante a realização do I Seminário Ufes de Inclusão no Ensino Superior, em 2021. “Criar um espaço de debate que resulte em proposições concretas que possamos encaminhar é extremamente necessário, porque temos que reinventar a universidade dentro do novo contexto histórico em que estamos vivendo. É um desafio que temos que enfrentar juntos”, afirmou.

Sobre a formação de docentes, o reitor concordou que precisa ser reforçada e lembrou que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) já tem uma Política de Formação Continuada para professores. Em 2021, um dos temas abordados nos cursos ofertados foi o acesso e a permanência de estudantes com deficiência.

Ações

Desde 2020, a atual gestão da Ufes vem realizando diversas ações para a melhoria da acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência, a partir do Plano de Ação de Acessibilidade elaborado em 2018, como:

- Seminários sobre inclusão e acessibilidade;

- Implementação da política de acessibilidade digital para o desenvolvimento de produtos web;

- Cursos de formação pedagógica para docentes;

- Cursos diversos para formação em acessibilidade;

- Encontros periódicos com docentes e discentes nos centros que possuem estudantes com deficiência;

- Ampliação da equipe técnica do Naufes para três técnicos administrativos, duas assistentes sociais, duas pedagogas, e uma psicóloga;

- Elaboração de processos licitatórios para melhorias arquitetônicas;

- Instalação da comunicação visual do Naufes;

- Levantamento das necessidades de acessibilidade nos prédios de Goiabeiras;

- Campanhas institucionais para a acessibilidade;

- Avaliação da acessibilidade nos portais da Ufes;

- Reforma da Biblioteca Central contemplando a acessibilidade; e

- Implementação do Laboratório Informacional e Tecnologias Assistivas na Biblioteca Central.

Além disso, o Naufes trabalha para a contratação de mais interpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todas as ações contam com o envolvimento de estudantes da Ufes com deficiência.

Texto e fotos: Thereza Marinho
Edição: Ruth Reis