Administração Central apresenta ao Conselho Universitário orçamento de 2015

24/12/2014 - 11:15  •  Atualizado 29/12/2014 14:17

A Administração Central da Ufes apresentou ao Conselho Universitário na última semana a peça orçamentária de 2015, com a previsão de recursos e o planejamento de gastos e investimentos para o próximo ano, relacionados às metas e prioridades apontadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

"Foi a primeira vez que isso aconteceu. Até o ano passado, os conselhos Universitário e de Curadores recebiam os dados ao final do exercício para aprovação das contas. Agora, o orçamento foi apresentado antes para apreciação das comissões. Com isso queremos dar maior transparência à gestão de recursos da Ufes", explica a vice-reitora e pró-reitora interina de Planejamento, Ethel Maciel.

Ela explica ainda que, com a mudança na estrutura da Universidade aprovada em abril, o planejamento do orçamento ficou sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), enquanto a execução é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Administração (Proad), num trabalho conjunto.

Critérios

O pró-reitor de Administração, Eustáquio de Castro, explica que, anteriomente, o orçamento para o ano seguinte era elaborado com base em critérios históricos de anos anteriores. "Agora o orçamento está relacionado às metas e prioridades do PDI", afirma.

"Conseguimos interligar todas as ações: as diretrizes do PDI, o orçamento e sua execução", destaca Ethel.

Segundo dados da Proplan, o orçamento global da Ufes para 2015 será de R$ 780,3 milhões. Grande parte destes recursos será destinada ao pagamento de despesas com pessoal (ativos e inativos). O orçamento prevê ainda gastos com custeio e capital.

Por Thereza Marinho