Ações de permanência estudantil serão prioridade, afirma reitor em entrevista à Rádio Universitária

09/04/2024 - 12:29  •  Atualizado 09/04/2024 13:37
Texto: Hélio Marchioni     Edição: Thereza Marinho
Estudante negro e estudante branca estudando em uma mesa

O programa Ciência Ufes, da rádio Universitária FM 104.7, veiculou na última sexta-feira, 5, a primeira entrevista com o novo reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, que assumiu a gestão da Universidade no dia 24 de março. Em primeira mão, ele anunciou a criação da Secretaria de Ações Afirmativas e, como prioridade do mandato, as ações de permanência estudantil.

Ouça a entrevista completa no site da Rádio Universitária ou no Spotify.

Na conversa, o reitor disse que a Ufes pode ser comparada a uma cidade de porte médio, do ponto de vista do orçamento e do ponto de vista da população. Mas afirmou que, do ponto de vista da responsabilidade, é imensurável. “É uma honra muito grande ser reitor da Ufes e considero mais uma missão. Temos um projeto para os próximos quatro anos que não deve ser só um projeto de governo, mas um projeto de Universidade. Neste projeto, a permanência dos estudantes na universidade deve ser tratada com o maior carinho possível. Nesse caminho entram questões estratégicas, questões políticas e questões financeiras mas, com certeza essa vai ser uma das primeiras coisas que vamos tratar no nosso mandato”.

Sobre a criação da Secretaria de Ações Afirmativas, Castro afirmou que a intenção é potencializar a busca de soluções para a política de assistência estudantil. “Essas soluções dependem dos projetos que nós vamos desenvolver. Já existem projetos que estão em formatação para a questão política e para a questão financeira também. Porque, se você falar em permanência e inclusão e não tiver uma forma de financiar isso, é apenas conversa. Nós já temos os projetos para que isso seja implementado, mas temos que ter o apoio da comunidade universitária e da comunidade externa. Isso vai ser muito, muito importante”, afirmou o reitor.

Ao longo da entrevista, Eustáquio de Castro abordou outros desafios a serem tratados pela gestão, como questões ligadas à infraestrutura, à adequação em currículo de cursos e ao orçamento da Universidade.

Eustáquio de Castro é professor titular do Departamento de Química da Ufes desde 1992, pós-doutor em Química e pesquisador nível 1C do CNPq. Desde 2012 é coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (Labpetro) e é um dos coordenadores do grupo de pesquisa Coffee Design, formado por professores e estudantes de três instituições de ensino federal, dentre elas a Ufes, com o objetivo de atender aos produtores, alavancando a cadeia produtiva do café, e levar informações para os consumidores do mundo todo. Em sua trajetória já foi vice-diretor e diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), pró-reitor de Administração da Ufes e membro dos três Conselhos Superiores da Universidade.

O Ciência Ufes é um programa de divulgação científica dos projetos, pesquisas e ações da Ufes que têm um impacto direto na vida das pessoas. O programa vai ao ar toda sexta-feira, às 10 horas, na rádio Universitária FM 104.7.

Imagem: Freepik

Categorias relacionadas