Aberto o edital para participação no estande da Ufes no evento de inovação ESX 2022

23/09/2022 - 12:28  •  Atualizado 26/09/2022 18:04

Está aberto o edital para a seleção de projetos e produtos inovadores desenvolvidos pela Ufes que serão expostos no estande da instituição no evento Espírito Santo Innovation Experience 2022 (ESX 2022), a ser realizado de 10 a 13 de novembro, na praça do Papa, em Vitória. As inscrições vão até 9 de outubro.

O ESX, que em sua última edição recebeu a visita de 17 mil pessoas, é organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES). O evento tem inscrições gratuitas e visa fomentar a inovação por meio de atividades como games, startups e empreendedorismo. A participação da Ufes é organizada pela Diretoria de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIT-PRPPG).

A primeira participação da Universidade no ESX foi no ano passado, como explica o diretor de Inovação Tecnológica da Ufes, professor Anilton Salles: “Mesmo com pouco tempo para preparação, devido aos efeitos da pandemia, a Ufes surpreendeu ao público presente ao mostrar projetos que, por um lado, continham conhecimentos altamente científicos e, por outro, geravam grandes transformações para a sociedade, com inovações muito relevantes. Para este ano, nossa expectativa é surpreender ainda mais, mostrando como as ações da Ufes impactam positivamente a vida das pessoas e o desenvolvimento socioeconômico em nosso Estado".

Critérios

Podem se inscrever servidores ativos e aposentados que mantêm vínculo com projetos da Universidade e que tenham interesse em apresentar projetos, produtos, processos e serviços realizados na Ufes, em diferentes estágios de desenvolvimento, para o mercado capixaba e a sociedade em geral. A iniciativa apresentada, de qualquer área do conhecimento, deve ser direta ou indiretamente ligada a um projeto de ensino, pesquisa ou extensão ou a uma atividade administrativa cadastrada nas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de Graduação (Prograd) ou de Extensão (ProEx). O projeto deverá, ainda, apresentar aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Cada candidato poderá concorrer com, no máximo, dois trabalhos inovadores, porém somente um será apresentado no evento, desde que esteja dentro do limite de espaço de 12 metros quadrados, delimitado para cada um dos nove projetos que serão selecionados. A seleção levará em consideração o projeto e o Currículo Lattes do seu orientador.

O candidato e os integrantes de sua equipe deverão ter disponibilidade de tempo para estar presentes no evento durante todo o funcionamento do espaço de exposições. Para a apresentação dos trabalhos, a Ufes providenciará, mediante solicitação, mesas, cadeiras, TV, transporte de equipamentos, folders e cartazes.

As orientações para inscrições estão detalhadas no edital. Dúvidas e pedidos podem ser enviados para o e-mail init.ufes@gmail.com.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes