20 de novembro: consciência negra e universidade

Novembro é o mês de celebrar o Dia da Consciência Negra, mas, para além da celebração, também é um momento de reflexão sobre as lutas e as conquistas da comunidade negra e os desafios que ainda se apresentam para a inclusão, de fato, de negros e negras em todas as esferas da sociedade. A data de 20 de novembro é um importante marco escolhido pelos movimentos negros para não permitir que seja apagado da memória brasileira o assassinato de umas das mais proeminentes lideranças negras de sua época, Zumbi dos Palmares.

O racismo e a discriminação racial são estruturantes da sociedade brasileira, e não é diferente na sociedade capixaba. Entendemos que as universidades públicas brasileiras exercem um protagonismo fundamental para a redução das desigualdades e a construção de uma sociedade antirracista e pluriétnica. Por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, amplia-se a produção e a difusão de conhecimentos a partir de outros referenciais sócio-históricos e epistemológicos comprometidos com a promoção da equidade racial e superação do racismo.

A Ufes tem envidado esforços visando à ampliação das ações afirmativas para a população negra, não apenas nos acessos, mas também na implementação da Lei nº 10.639/2003, que trata do ensino da História Africana e Afro-Brasileira e da Educação das Relações Étnico-Raciais na formação de professores.

A Administração Central da Ufes manifesta seu compromisso de fazer avançar políticas destinadas à consolidação das ações afirmativas para a comunidade negra capixaba no ensino de graduação e de ampliar tais ações no ensino de pós-graduação no âmbito desta Universidade. Não deixaremos a História apagar a contribuição negra na construção social do Brasil e do Estado do Espírito Santo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)