Projeto oferece ginástica laboral para equipe do Restaurante Universitário

29/06/2018 - 19:42  •  Atualizado 10/07/2018 12:53

Servidores e funcionários do Restaurante Universitário (RU) do campus de Goiabeiras participam de um programa de ginástica laboral oferecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) desde o dia 2 de maio. Os exercícios objetivam diminuir os impactos do trabalho para os profissionais, promover o conhecimento corporal e contribuir para a prevenção de lesões.

Esta matéria também está disponível na edição 536 do jornal Informa. Clique aqui para acessar a edição completa.

A ginástica laboral é uma técnica que surgiu em 1935, quando era conhecida como “ginástica de pausa”, mas somente em 1960 se popularizou. Para o professor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/Ufes) e mentor do projeto, Luiz Alexandre Oxley, além dos benefícios físicos, a técnica proporciona o conhecimento do corpo e contribui para maior integração entre os trabalhadores, criando um ambiente mais humano, saudável e solidário. “Além disso, não há restrições de idade ou outras para a sua realização”, reforça o professor.

Segundo Luiz Alexandre, a ginástica laboral para os trabalhadores do RU era uma necessidade urgente. Nesse primeiro mês, ele classificou a adesão e participação dos funcionários como “excelente”.

“Ainda estamos em fase de adaptação ao projeto, mas, de modo geral, os participantes estão gostando muito e relataram notar que se sentem melhor quando fazem a ginástica laboral, afi rma a nutricionista Amanda Martins Matias.

Texto: Daniele Gonçanves (estagiária de Comunicação)
Foto: Luiz Alexandre Oxley