Planetário terá programação especial de férias a partir do dia 2 de janeiro

Foi à praia de manhã? E que tal curtir, à tarde, a programação especial de férias que o Planetário de Vitória preparou para crianças e adultos, no campus de Goiabeiras? Com brincadeiras de astronáutica, teatro, fantoches, simulação de foguetes, massinha de modelar, entre outras, as atividades apresentam o sistema solar, a lua, os planetas e toda a imensidão do Universo para as crianças. Já para os adultos serão feitas sessões orais com projeção do céu e observação do céu com telescópio.
 

Você sabe como funciona o Planetário de Vitória? Clique aqui e assista matéria produzida pela TV Ufes.

A programação completa (veja em www.planetariodevitoria.org) será realizada no período de 2 de janeiro a 2 de fevereiro, de terça a sexta-feira, sempre a partir das 15 horas. A proposta é promover diálogos sobre Astronomia com oficinas pedagógicas e sessões do Planetário onde o lúdico se mistura com o científico provocando inúmeras descobertas e muitas viagens celestes.

A abertura das atividades será no dia 2 de janeiro, às 15 horas, com a sessão Brincando de Astronáutica, onde são apresentadas diversas curiosidades que fazem parte do universo infantil em relação à vida do astronauta, seus equipamentos e suas aventuras espaciais. Para os adultos, durante todos os dias da programação especial de férias, haverá uma sessão de observação do céu com telescópio, a partir das 19h30. Nessa atividade é possível reconhecer as constelações, localizar planetas e conhecer os progressos da humanidade graças à observação do firmamento.

A coordenadora pedagógica do Planetário, Shenia Darc, ressalta que todas as atividades são gratuitas e que é importante chegar com, no mínimo, 5 minutos de antecedência para cada sessão. “A cúpula do Planetário tem capacidade para 66 pessoas. Mas se o público ultrapassar esse limite, nós temos oficinas pedagógicas que acontecem paralelamente às sessões do planetário. Assim ninguém fica sem participar das atividades”, destacou Shenia.

Parceria

O Planetário de Vitória, localizado no campus de Goiabeiras e inaugurado em 1995, é resultado de uma parceria entre a Ufes e a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).

Em mais de duas décadas de existência o Planetário oferece as tradicionais sessões e observações celestes, e também oficinas, visitas escolares, palestras e eventos científico-culturais voltados para toda a população, com a missão de ensinar, divulgar e popularizar a Astronomia.

Mais informações podem ser obtidas no site do Planetário: www.planetariodevitoria.org ou pelos telefones 4009-2489 e 3227-2531.

Texto: Hélio Marchioni
Vídeo: TV Ufes
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.