Funarte debate editais e Política Nacional das Artes em evento no Teatro Universitário

31/08/2023 - 11:52  •  Atualizado 31/08/2023 18:01

O Teatro Universitário recebe, nesta quinta-feira, 31, a partir das 17 horas, uma edição do projeto Circula Funarte: Políticas para as Artes em Diálogo. Na ocasião, representantes da Fundação Nacional das Artes (Funarte), do Ministério da Cultura (MinC), discutirão programas de fomento às artes de todas as regiões do Brasil. A entrada é aberta ao público.

O encontro integra a programação do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult), realizado na Ufes. Estarão presentes o diretor executivo da Funarte, Leonardo Lessa; o assessor especial da presidência, Francis Wilker; e a diretora de Música, Eulícia Esteves.

Além de divulgar os novos mecanismos de fomento para diversos campos da arte, o Circula Funarte pretende retomar o diálogo com agentes culturais e sociedade civil a respeito da Política Nacional das Artes, tratada como prioridade pelo MinC, segundo Lessa. Antes de Vitória, outras sete capitais brasileiras receberam o projeto.

“Esta gestão da Funarte recebeu como atribuição da ministra Margareth Menezes a tarefa de retomar a construção da Política Nacional das Artes. O conjunto de programas de fomento lançados recentemente pela Fundação são uma plataforma para inaugurar o diálogo com a sociedade. A Política Nacional das Artes só será possível por meio de uma pactuação federativa com estados, municípios, agentes e instituições de cultura da sociedade civil”, afirma o diretor.

Editais

A Funarte lançou no dia 10 de julho a primeira etapa de seus mecanismos de fomento para artes visuais, teatro, dança, circo e música de todas as regiões do Brasil, com investimento de R$ 52 milhões. As ações, que visam colaborar para a implantação da Política Nacional das Artes, terão ainda outras etapas. Para isso, o total previsto pelo MinC é de R$ 100 milhões.

“Ainda em 2023, a Fundação pretende lançar um programa voltado à circulação de criações, saberes e fazeres artísticos por todo o Brasil. Este programa reunirá cinco editais históricos já realizados pela Funarte: Carequinha de Circo, Klauss Vianna de Dança, Marcantonio Vilaça de Artes Visuais, Myriam Muniz de Teatro e Pixinguinha de Música”, adianta Lessa.

Além dos editais, a Funarte está formulando um programa voltado à internacionalização. A ideia é fomentar a circulação de obras brasileiras em eventos internacionais e incentivar a formação de agentes das artes nesse contexto. A entidade também vai investir em políticas e programas setoriais e projetos de formação, pesquisa e memória das artes.

As ações, diz Lessa, ajudarão a recuperar o setor depois do desmonte sofrido pela cultura nos últimos anos. “O desafio de recuperação não foi somente do ponto de vista institucional”, afirma ele. “Percebemos também a recuperação da autoestima de servidores, de trabalhadores das artes e de um imaginário positivo quanto à importância desse setor para o desenvolvimento do país”.

Lançamento de livros

No mesmo horário, no hall de entrada do teatro, haverá três lançamentos de livros durante o Café com Arte, que também integra a programação do Forcult. O escritor Diego Pansani lança o livro de poemas Poesia é risco e a HQ No meio da piscina tinha uma ergométrica. Já João de Castro lança no evento a obra Mercúrio - Minimata Amazônica. No local, haverá mesas com livros da Editora da Ufes (Edufes). Veja a programação completa do Forcult neste link.

Texto: Leandro Reis