Fórum de gestão cultural começa terça-feira, 29, na Ufes. Inscrições vão até segunda, 28

25/08/2023 - 11:58  •  Atualizado 29/08/2023 18:44
Compartilhe

A Ufes recebe, a partir desta terça-feira, 29, o Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult). Com programação até sexta-feira, 1º de setembro, o Forcult terá mesas-redondas e conferências com gestores culturais de diversas universidades e outras entidades do poder público, além de reuniões dos grupos de trabalho e assembleias de discentes, servidores e gestores.

Interessados em participar devem se inscrever até esta segunda-feira, 28, por meio deste link. O Forcult será realizado de forma híbrida (presencial e virtual), e os participantes poderão indicar, no ato da inscrição, a modalidade de sua preferência.

Após o credenciamento, que começa às 14 horas, o primeiro dia do fórum terá abertura no Teatro Universitário, a partir das 15 horas. Na cerimônia, estarão presentes o reitor da Ufes, Paulo Vargas; o secretário de Cultura da Universidade, Rogério Borges; o pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Neto; o presidente nacional do Forcult, Fabio Cerqueira; a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) e vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Oneida Irigon; e o pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), José Cristóvão Andrade.

Na sequência, o secretário da Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha, fará a conferência de abertura do evento, a partir das 16 horas.

Debates

O teatro também receberá as mesas-redondas do fórum. Na quarta-feira, 30, gestores debatem o Financiamento da Cultura nas instituições públicas de ensino superior. A mesa será composta pela pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (UFABC), Gabriela Maruno; pela diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Ministério da Educação), Tania Mara Francisco; pelo secretario de Formação, Livro e Leitura (Ministério da Cultura) Fabiano Piúba; e pela coordenadora da Regional Centro-Oeste do Forcult, Roseli Rocha.

A segunda mesa acontece na quinta, 31, às 15 horas, sobre o tema Perspectivas acerca do ensino da Organização da Cultura. Os convidados são a representante da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lia Calabre; o diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leonardo Costa; o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jerônimo Tybusch; e a professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Carla Rabelo.

Na sexta, 1º de setembro, a partir das 10 horas, a terceira e última mesa, Cultura e Extensão: diálogos e idiossincrasias, recebe o pró-reitor de Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernando Mencarelli; o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), Hélder da Silveira; o professor da Ufes Antônio Carlos Moraes; e o pró-reitor de Extensão da UFBA, Guilherme Bertissolo. Após o debate, haverá assembleia com os participantes.

Além das mesas-redondas, a programação terá o Encontro de Técnicos-Administrativos, Dirigentes e Alunos, na quinta, a partir das 10 horas, com o diretor-executivo da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Leonardo Lessa; e reuniões dos grupos de trabalho, na quarta, das 10 às 20 horas. Ambos os programas acontecem na Biblioteca Central.

Articulação

A escolha da Ufes como sede do Forcult aconteceu em assembleia na edição nacional de 2022. Responsável pela candidatura, o secretário de Cultura da Universidade, Rogério Borges, diz que as universidades têm papel estratégico na retomada das políticas públicas de cultura no Brasil. 

“A Ufes se coloca como ponto de debate nacional, em um momento de recuperação e fortalecimento da representação cultural do Brasil”, diz Borges. Nos dias 14 e 15 de agosto, a Ufes também sediou o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura, que recebeu autoridades públicas de diversos setores, como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho