Orientações para os candidatos inscritos no Sisu/Ufes 2020-1

Para auxiliar os candidatos inscritos no processo seletivo do Sisu/Ufes 2020-1, a Ufes preparou uma lista de orientações a partir das principais dúvidas apresentadas pelos estudantes. Confira:

Onde saber quais são os cursos e número de vagas oferecidos pela Ufes?

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou em novembro o Termo de Adesão, onde estão disponíveis o número de vagas em cada curso da Ufes, as notas mínimas que o candidato deve alcançar em cada prova, a média mínima no Enem, o turno e local onde a graduação é oferecida. Além do termo de adesão, a Prograd também orienta que todos os candidatos façam a leitura do Edital de Regulamentação do Sisu/Ufes 2020. Todos os documentos relativos ao processo seletivo Sisu/Ufes 2020 estão disponíveis no site www.sisu.ufes.br.

E se a nota mínima em determinada prova for 0,01?

As notas mínimas em cada prova foram estabelecidas pelos departamentos que oferecem os cursos. Se o número for 0,01, significa que você não pode zerar aquela prova.

Como saber a nota mínima exigida para aquele curso?

O candidato deve atingir as notas mínimas exigidas em todas as provas – Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Todas essas informações estão no Termo de Adesão.

Qual é o ponto de corte de cada curso?

Conforme consta em publicação oficial do Sisu/MEC, o Sistema disponibilizará ao candidato, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas. A Ufes não sabe antecipadamente qual é o ponto de corte de cada curso, porque isso depende das notas dos candidatos inscritos. O Sisu é totalmente gerenciado pelo Ministério da Educação. A Ufes não tem acesso a ele e nem às notas dos candidatos. A Universidade só receberá a lista final com os candidatos aprovados após a finalização do processo, na data prevista de 28 de janeiro.

E se o curso do meu interesse aparece com zero vagas no Termo de Adesão?

O Termo de Adesão publicado refere-se às vagas oferecidas pela Ufes no 1º semestre letivo de 2020. Os cursos que não ofertarem vagas para ingresso no primeiro semestre ofertarão para ingresso no semestre seguinte. Para concorrer às vagas referentes ao segundo semestre, os candidatos deverão participar do 2º processo seletivo do Sisu 2020, no qual a Ufes ofertará um novo quantitativo de vagas e publicará um novo termo de adesão no site www.sisu.ufes.br.

Como saber sobre a aprovação na Ufes?

Logo que o MEC enviar o resultado final para a Ufes, na data prevista de 28 de janeiro, a lista com os candidatos aprovados será amplamente divulgada.

Como funciona o sistema de vagas para optantes?

Os critérios do sistema de reserva de vagas se encontram no Edital de Regulamentação próprio da Ufes, disponível em www.sisu.ufes.br. Esse expediente é gerenciado pela Comissão Especial para Reserva de Vagas (Cerv), que disponibiliza o e-mail sisurenda [at] ufes.br e o telefone (27) 4009-2265 para dúvidas. É importante que o estudante que concorrerá por meio do sistema de reserva de vagas fique atento para providenciar toda a documentação exigida em edital. A partir deste ano, essa documentação será enviada on-line.  

O que fazer após a confirmação da vaga?

Com a divulgação do resultado final, os aprovados devem acessar o site www.sisu.ufes.br, para fazer a leitura do Edital de Matrícula, que será publicado junto com a lista dos aprovados. Nele estará descrito o período para fazer a Manifestação de Interesse Obrigatória (MIO). Depois disso, será preciso fazer a matrícula presencial, em data também especificada no Edital de Matrícula.

Como será a chamada de suplentes?

A chamada de suplentes será realizada conforme calendário estabelecido pelo Ministério da Educação.

Estou como aprovado na lista de espera, mas meu nome não está em chamadas.

Convocamos os candidatos de acordo com a quantidade de vagas remanescentes e a classificação na lista de espera. Caso o seu nome não esteja nesta Chamada, aguardar a próxima convocação. Ressaltamos que os candidatos da lista da espera são convocados mediante o surgimento de vagas remanescentes.

O que é Sessão de Matrícula?

Conforme Edital, a Sessão de Matrícula é uma reunião de verificação de possibilidade de realização de matrícula em que são convocados candidatos em número superior às vagas existentes. 

E os cursos da Ufes que não entraram no Sisu?
Os cursos de Letras Libras, Música (bacharelado e licenciatura), Licenciatura Indígena e Licenciatura em Educação do Campo serão ofertados em processo seletivo específico a ser definido. Acompanhe no site http://ps.ufes.br/.

Central de Atendimento:

Caso ainda haja dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) por meio do e-mail sisu [at] ufes.br. Para esclarecer dúvidas sobre cotas ou comprovação de renda, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes disponibilizou dois canais de atendimento: o número de WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas para mensagens de texto) e o telefone (27) 4009-2265.

Quanto ao Sisu, também é possível consultar explicações no site do MEC: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas.

Veja também: 
Sisu-Ufes 2020: confira os cursos mais procurados e as notas de corte
Em entrevista, pró-reitora de Graduação também orienta candidatos convocados para matrícula
Ufes convoca para matrícula candidatos aprovados na chamada regular do Sisu 2020
Ufes ofertará 2.776 vagas em 73 cursos para o primeiro semestre

Texto: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.