Seminário sobre ensino da arte celebra 30 anos com debates e intervenções na Ufes

28/08/2023 - 16:07  •  Atualizado 29/08/2023 19:04
Compartilhe

Começa nesta terça-feira, 29, na Ufes, o XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte: Diálogos Urgentes. Organizado pelos centros de Arte e de Educação da Universidade, o evento acontece até esta quinta-feira, 31, no campus de Goiabeiras (Cine Metrópolis, auditório do Centro de Artes, Cemuni V e Galeria de Arte e Pesquisa - GAP). O Seminário aceita inscrições na modalidade ouvinte até terça, por meio deste link.

A programação conta com apresentações orais de pesquisas, mesas-redondas e conferências com pesquisadores, professores e artistas, passando por temas como relações étnico-raciais no contexto da arte, povos originários, gênero e formação de professores. Também haverá intervenções artísticas na GAP, na quarta-feira, 30, a partir das 18 horas, no evento Plataforma 15, que compreende nove trabalhos em forma de happenings, ações performáticas, construções plásticas transitórias e leitura de narrativas, como manifestos, discursos e textos poéticos.

“O Seminário propõe refletir sobre as questões atuais que envolvem o ensino da arte, que emergem das relações numa sociedade tão diversa (e desigual) culturalmente e socialmente”, afirma a diretora do Centro de Artes (CAr), Larissa Zanin.

Segundo ela, a ideia do evento é receber pesquisadores não só do campo da arte, mas de outras áreas do conhecimento da academia e de comunidades tradicionais. “Vamos mostrar a importância da conexão dos saberes e da ampliação de epistemologias para a construção de práticas de ensino que considerem as práticas de vida contemporâneas como fios condutores dos processos educativos”, diz.

A programação completa com o nome de todos os palestrantes está disponível no site do evento.

História

A 15ª edição marca os trinta anos do Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Realizado de forma bienal desde 1993, o evento se consolidou como “espaço de formação inicial e continuada de arte e de educadores” no Brasil, de acordo com Zanin. Ao longo dessas três décadas, o Seminário foi prestigiado por participantes de vários estados brasileiros, oferecendo ambientes de debate e atividades culturais, de exposições e apresentações artísticas a lançamento de livros.

“O Seminário tem criado sua agenda na educação e na arte no Espírito Santo, resultado das parcerias construídas durante esses 30 anos, entre a Ufes e as secretarias municipais e estadual de Educação. Temos buscado valorizar as culturas locais e saberes produzidos no território capixaba”, afirma a diretora.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho