Começa nesta terça, 15, exposição com obras entre os centros de Arte e de Educação

14/08/2023 - 12:01  •  Atualizado 15/08/2023 18:20

A partir desta terça-feira, 15, o campus de Goiabeiras receberá a Exposição Lócus Desviantes, uma proposição coletiva que ocupará o espaço entre o Centro de Artes e o Centro de Educação, estabelecendo relação direta entre as obras poético-visuais e sua localização. A montagem será realizada em espaços como corredores, salas de aula, passarelas de acesso, galerias, cantinas, reitoria e biblioteca.

A exposição é uma iniciativa de artistas e educadores do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea, vinculado ao projeto de pesquisa Arte+educação: analogias entre objeto e campo de estudo na contemporaneidade e ao projeto de extensão Interfaces do Ensino da Arte, do Centro de Educação.

Segundo os organizadores, a mostra é inédita e “questiona as proximidades e os distanciamentos entre educação e arte, ressignificando os sentidos e leituras a partir do contexto e refletindo sobre os espaços de formação e as possibilidades de ruptura e reconstrução das normas, tanto do campo da educação, como do sistema da arte”. O local escolhido é o trajeto percorrido por arte/educadores em formação durante o curso.

As obras apresentadas são dos artistas e professores Ana Carolina Pimentel, Maik Douglas, Ronaldo Gentil, Mariângela Pion, Isabela Vima, Henrique Tavares, Any Wutke, Julia Rocha, Mariana Lydia Bertoche e Milena Espinoza.

Visitas

A exposição será realizada até 1º de setembro e poderá ser vista das 7 às 21 horas. Os visitantes poderão fazer o percurso individualmente, partindo dos edifícios Cemuni II (no Centro de Artes) ou Paulo Freire (no Centro de Educação), ou por meio de visitas mediadas para grupos de até 30 pessoas, com agendamento no perfil do grupo no Instagram.

As obras espalhadas pelos espaços poderão ser localizadas usando o mapa da mostra, disponibilizado neste link, o que possibilita criar diferentes linhas de desvios.

“Outra maneira de visitar a exposição é contar com o acaso. Ao percorrer os espaços da Universidade, os passantes podem ocasionalmente identificar uma das obras pensadas pelos artistas como respostas às questões de partida: o que existe entre educação e arte contemporânea? E para quem se destina a arte contemporânea?”, afirma Julia Rocha, uma das organizadoras da exposição.

Dúvidas podem ser enviadas para este e-mail.

Texto: Nábila Corrêa, com informações do Grupo de Pesquisa Entre