Laço azul símbolo da campanha para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Enade 2018: estudantes têm até 3 de setembro para solicitar atendimento especial

Estudantes concluintes dos cursos de Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Administração (matutino e noturno), Ciências Contábeis (vespertino e noturno), Ciências Econômicas, Direito e Serviço Social deverão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2018), prova que avalia o rendimento do estudante em relação ao conteúdo programático do seu curso de graduação. Aqueles que necessitam de atendimento especializado e/ou específico têm até o dia 3 de setembro para fazer a solicitação pelo sistema Enade, por meio do site enade.inep.gov.br.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia; o atendimento específico é direcionado a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica.

O Enade é componente curricular obrigatório e, para saber se precisa realizar o exame, o estudante deve procurar a coordenação de curso. A prova será realizada no dia 25 de novembro, às 13h.

Avaliação

O secretário de Avaliação Institucional da Ufes, Edebrande Cavalieri, ressalta a importância do exame: “A partir do Enade, a Ufes tem um retorno do trabalho desenvolvido, pois a avaliação engloba a formação dos estudantes e a estrutura dos cursos. É um exame que envolve muita responsabilidade”.

Edebrande também explica que o Enade está diretamente relacionado ao CPC, o Conceito Preliminar de Curso, um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Segundo ele, a partir dessa avaliação, a Universidade pode prever ações de melhoria: “O Enade é um instrumento de avaliação para servir à gestão dos cursos”, enfatizou.

Curso

A Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes preparou um curso on-line para informar e esclarecer sobre os procedimentos relativos ao Enade 2018. Os interessados podem acessá-lo pelo site https://ava.seavin.ufes.br/ e se inscrever com o login  e senha únicos da Ufes. Segundo o coordenador de Avaliação Institucional da Seavin, Fernando Mota Monteiro, o curso emitirá certificados de 20 horas, que poderão ser aproveitados como horas complementares para os estudantes, mediante aprovação do Colegiado do Curso.

As normas do Enade estão disponíveis no edital nº 40 do MEC/Inep, clique aqui para acessar. A Seavin também disponibiliza os telefones (27) 4009-9204 e (27) 99993-3648 e o e-mail enade [at] ufes.br para esclarecimento de dúvidas, além do site http://enade.ufes.br/ e da página https://www.facebook.com/seavinufes com todas as informações sobre o Exame.

 

Texto: Ana Paula Vieira

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.