Professora Kyria Finardi assume presidência de Associação de Linguística

A professora Kyria Finardi, do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, do Centro de Educação, e dos programas de pós-graduação em Linguística (PPGEL) e em Educação (PPGE) da Ufes, coordenadora de Línguas da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e do Núcleo de Relações Internacionais (Neri/Ufes), é a nova presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab), para o biênio de 2018/2019. A Associação foi criada em 1990 com o objetivo de fomentar os estudos não só de teorias linguísticas, mas também dos usos da linguagem nas diversas esferas do meio social.

“A Alab é uma associação nacional com parcerias internacionais e o fato da presidência estar na Ufes dá mais visibilidade tanto nacional quanto internacional para nossa instituição”, enfatiza a professora. Como presidente da Alab, Kyria conta que acaba de fechar parceria com quatro associações de destaque nacional e internacional na área. As novas parceiras são Abralin (Associação Brasileira de Linguística), Anpoll (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística); Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada); e Alfal (Associação de Linguística e Filologia da América Latina). A professora destaca que, por meio dessa parceria, a Ufes estará presente em mesas de debate, eventos e articulação de agendas e pautas em comum com essas associações no Brasil e na América Latina.

Os congressos e eventos promovidos por essas instituições movimentam a agenda acadêmica da área no país e no exterior. “Em julho de 2019, a Alab trará o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada – CBLA para Vitória, dando destaque ao nosso estado por meio da associação. O evento é realizado pela Alab a cada dois anos e em 2017, no Rio de Janeiro, reuniu mais de 1.200 participantes de vários países e estados brasileiros e esperamos ter um público significativo em 2019, colocando a Ufes e o Espírito Santo em destaque nacional e internacional por meio da Alab”, acrescenta Kyria.
 

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.