Fique atento: últimos dias de inscrição para 14 programas de pós-graduação

Os campi de Alegre, São Mateus, Goiabeiras e Maruípe estão com inscrições abertas em vários programas de pós-graduação stricto sensu para o ano letivo de 2018. Na área de Ciências Humanas, as vagas são para os cursos de Psicologia, Geografia e Filosofia; nas áreas de Ciências da Saúde e de Ciências Biológicas, há oportunidades para os programas de Educação Física, Ciências Fisiológicas, Nutrição e Saúde, Biologia Animal, além de Genética e Melhoramento. 

Também há vagas nos cursos de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA), Oceanografia Ambiental, Química, Matemática, Engenharia Química, Engenharia Civil e Agricultura Tropical.

Confira as oportunidades e conheça os detalhes de cada seleção nos editais anexados no final da matéria:

Mestrado em Engenharia Química

Prosseguem, até o dia 27 de outubro, as inscrições para as 11 vagas de mestrado do programa de pós-graduação em Engenharia Química (PPEQ), distribuídas entre os orientadores do programa. Os interessados poderão se inscrever na Secretaria do PPEQ, no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, campus de Alegre, ou pelos correios.

Os candidatos deverão ter graduação em Engenharia Química ou em áreas correlatas às linhas de pesquisa do PPEQ.

Mestrado e doutorado em Psicologia

Até o dia 27 de outubro, seguem as inscrições para os cursos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). Os interessados em uma das 26 vagas de mestrado ou em uma das 17 vagas de doutorado poderão se inscrever na Secretaria do PPGP, no campus de Goiabeiras, ou pelos correios (via sedex).

Mestrado e doutorado em Química

O Programa de Pós-Graduação em Química está com inscrições abertas, até o dia 30 de outubro, para 24 vagas de mestrado e 24 de doutorado. As vagas estão distribuídas entre os orientadores do programa. A taxa de inscrição é de R$ 100.

Os interessados podem se inscrever na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química, no Centro de Ciências Exatas, no campus de Goiabeiras, ou pelos correios, via sedex. O Público-alvo dos cursos são os profissionais da área de Química ou de áreas afins.

Mestrado e doutorado em Geografia

Os interessados nos cursos do Programa de pós-graduação em Geografia têm até o dia 31 de outubro para se inscrever.  Estão sendo ofertadas 29 vagas para mestrado e 16 para doutorado, distribuídas, em ambos os casos, entre os orientadores do programa. Os candidatos deverão comprovar proficiência em um a língua estrangeira (inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão), entre outros requisitos.

A inscrição poderá ser feita presencialmente, na secretaria do programa de pós-graduação em Geografia, no campus de Goiabeiras, sendo possível se inscrever pelos correios (por meio de sedex). Nesse último caso, a correspondência deverá ser postada até 31 de outubro.

Mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento

O Programa irá compor cadastro de reserva para os cursos de mestrado e de doutorado em Engenharia Genética e melhoramento para o 1º semestre de 2018. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de novembro na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento, no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, campus de Alegre. No caso de inscrições pelos correios (via sedex), a documentação deverá ser entregue até às 16h, do dia 1º de novembro.

O candidato ao mestrado deve ter curso superior, bacharelado ou licenciatura, em cursos da área de Ciências Agrárias, Biologia ou de áreas afins, com currículo pertinente ao programa de Genética e Melhoramento. Já os candidatos para o curso de doutorado, além da formação referida, deverão também ter o curso de mestrado nessas mesmas áreas.

Graduados em outros cursos superiores ou com título de mestre em outras áreas do conhecimento também poderão realizar a inscrição, entretanto esta ficará condicionada à análise de afinidade feita pela Comissão de Seleção.

Mestrado e doutorado em Biologia Animal

O programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, do Centro de Ciências Humanas e Naturais, campus de Goiabeiras, está com inscrições abertas para 20 vagas de mestrado, e 15 de doutorado, distribuídas entre os orientadores do programa.

Os candidatos deverão se inscrever no site www.systaxon.ufes.br/pos até às 23h59, do dia 1º de novembro. Candidatos com necessidades  especiais deverão informá-las no  ato  da  inscrição, por meio do e-mail selecao [dot] ppgban [dot] ufes [at] gmail [dot] com .

Mestrado em Agricultura Tropical

O Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT) estará com inscrições abertas para 12 vagas de Mestrado, entre os dias 1º e 17 de novembro. Os candidatos interessados devem comparecer com os documentos previstos no edital na Secretaria Unificada de Pós-Graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), campus de São Mateus, das 8 às 18 horas, somente em dias úteis. Vale lembrar que nos dias 2 e 3 de novembro não haverá expediente.

As inscrições são gratuitas e o edital completo pode ser encontrado no endereço www.posgraduacao.saomateus.ufes.br

Mestrado em Educação Física

Prosseguem até 6 de novembro as inscrições para o mestrado acadêmico do programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF). Serão ofertadas, ao todo, 25 vagas, distribuídas entre os orientadores do programa. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do PPGEF, no campus de Goiabeiras. Serão aceitas também inscrições pelos correios, com data de postagem até dia 30 de outubro.

Entre os pré-requisitos para o processo seletivo, está a comprovação de proficiência em língua inglesa. Dependendo da linha de pesquisa, poderá ser apresentada, alternativamente, a comprovação de proficiência em espanhol ou francês.

Mestrado em Ciências Fisiológicas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) está com inscrições abertas para 22 vagas de mestrado. Os interessados podem se candidatar até seis de novembro às oportunidades, distribuídas entre os professores do curso. O público-alvo desse processo seletivo são os graduados na área das Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas ou áreas correlatas.

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do PPGCF, no campus de Maruípe. No caso de candidatos que residam fora da região da grande Vitória, será possível realizar a inscrição pelo e-mail secretaria [dot] ppgcf [dot] ufes [at] outlook [dot] com.

O candidato deverá apresentar, entre os requisitos, declaração de até dois docentes do programa, aceitando interesse em orientar a pesquisa proposta.

Mestrado em Filosofia

Prosseguem, até o dia 10 de novembro, as inscrições para o mestrado acadêmico em Filosofia. Serão oferecidas 20 vagas. Um dos requisitos é a comprovação de proficiência em uma língua estrangeira (inglês, francês, alemão ou italiano), sendo esta etapa eliminatória no processo seletivo. Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Integrada dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Naturais, no campus de Goiabeiras.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA)

Até 10 de novembro, os interessados em uma das vagas de mestrado ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) ainda podem se candidatar, presencialmente, na Secretaria do PCTA, no campus de Alegre, ou pelos correios (via sedex).

O público-alvo da seleção são os graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins.

Mestrado em Nutrição e Saúde

Inscrições abertas, até 10 de novembro, para 16 vagas de mestrado. Os interessados deverão ter graduação nas áreas das Ciências da Saúde e áreas afins e apresentar comprovação de proficiência em língua inglesa, entre outros requisitos.

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do PPGNS, no Centro de Ciências da Saúde, campus de Maruípe ou pelos correios (via sedex).

Mestrado em Engenharia Civil

As inscrições para o curso de mestrado em Engenharia Civil prosseguem até 21 de novembro, presencialmente, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), no Centro Tecnológico, campus de Goiabeiras, ou por correspondência. Será cobrada taxa de R$ 150. São ao todo 29 vagas, distribuídas pelas áreas de estudo do programa: Construção Civil; Estrutura e Transportes.

Entre os requisitos, os candidatos deverão comprovar proficiência em língua inglesa.

Mestrado e doutorado em Oceanografia Ambiental

O programa de pós-graduação em Oceanografia Ambiental (PPGOAM) está ofertando 22 vagas para seu curso de mestrado e 16 para o de doutorado, distribuídas entre os orientadores do programa. Os interessados têm até 22 de novembro para enviar a documentação requerida, pelo e-mail selecao [dot] ppgoam [at] gmail [dot] com.

Para o curso de mestrado em Oceanografia Ambiental poderão se candidatar os graduados ou alunos finalistas em Oceanografia ou em cursos afins. Já para o curso de doutorado do mesmo programa, poderão se candidatar mestres ou mestrandos finalistas em Oceanografia ou em cursos afins.

Mestrado Acadêmico em Matemática

Os interessados em uma das 10 vagas oferecidas pelo programa de Pós-graduação em Matemática (PPGMAT) têm até o dia 24 de novembro para se candidatarem. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria do PPGMAT, no centro de Ciências exatas, no campus de Goiabeiras, ou pelos correios (via sedex) ou ainda pelo e-mail: ppgmat [dot] ufes [dot] inscricao [at] gmail [dot] com.

O público-alvo do mestrado acadêmico em matemática são os graduados em cursos das duas grandes áreas de Ciências Exatas e da Terra e de Engenharias. 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.