O ensino para alunos com deficiência visual é tema de encontro em Alegre

30/08/2017 - 11:01  •  Atualizado 31/08/2017 09:28

O Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) do campus de Alegre encerra nesta quarta-feira, 30, o 1º Encontro de Educação Inclusiva. O evento faz parte dos objetivos do Projeto de Ensino “O Ensino de Física Básica para alunos com deficiência visual: Explorando abordagens alternativas” e, desde o dia 28, vem reunindo profissionais de diversas áreas para discutir temas como “A inclusão e as instituições de ensino”, “As políticas de Educação Inclusiva” e “Desafios e possibilidades após a perda da visão”, entre outros.

Uma das presenças marcantes foi a do doutor em Ciências Biológicas pela Ufes, Márcio Henrique Almeida. O professor, que é cego, ministrou a palestra “Da Alemanha a Cuba na trilha dos morcegos: Um cego tentando fazer ciência”.

Clique aqui para ver mais fotos sobre o evento.

Pesquisa

O projeto “O Ensino de Física Básica para alunos com deficiência visual: Explorando abordagens alternativas”, coordenado pela professora Angelita Vieira de Morais, visa pesquisar recursos didáticos relacionados ao ensino de Física e a construção e análise de material didático para estudantes com deficiência visual.

Ele está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) por meio dos projetos Pró-Ensino 2017, que têm como objetivo principal reduzir a evasão, a retenção e o desligamento de curso entre os estudantes da Universidade.

Conheça a programação de encerramento nesta quarta-feira:

18h20 - A inclusão do aluno deficiente visual no município de Guaçuí - ES (Ana Cláudia Lima – Professora EMEF Deocleciano de Oliveira – Sala de recursos DV, Pedagoga e Licenciada em Matemática e Biologia.)

19h- Alfabetizado em Braile aos 19 anos: a inclusão antes e depois da escola (Sebastião José da Motta - Secretário escolar- EMEF Eugênio de Souza Paixão/Guaçuí/ES. Estuda Administração Pública no CEDERJ - Bom Jesus do Itabapoana/RJ)

19h40 - Análise das publicações sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual, dos SNEF’S E EPEF’S, entre 2005 e 2015. (Isabela da Silva Cunha - aluna do curso de Licenciatura em Física UFES/CCENS)

20h40 – O ensino de Física Básica para alunos com deficiência visual (Ícaro klippel Lugão – aluno Agronomia- Ufes/CCAE, Jaíne Mação Lordelo e Tamires Rosa Christine Dias Rosa - alunas Licenciatura em Física Ufes/CCENS).

21h10 - Apresentação de recursos didáticos construídos nas aulas de Química Ambiental (Professor Alexandre dos Santos Anastácio – Ufes/DQF – Doutor em Química)

21h40 - Encerramento: Professora Angelita Vieira de Morais

Texto: Thereza Marinho