Feira de Cursos atrai 10 mil visitantes ao campus de Goiabeiras

02/07/2013 - 19:16  •  Atualizado 03/07/2013 17:51

Por Antonio Lucas (*)

A Feira de Cursos da Ufes recebeu, nessa segunda e terça-feira, cerca de 10 mil visitantes, a maioria estudantes de escolas públicas, particulares e de cursos preparatórios para o vestibular de todo o Espírito Santo que vieram conhecer de perto as propostas de cada um dos 62 cursos de graduação oferecidos nos campi de Goiabeiras e Maruípe.

O principal objetivo da Feira, que é realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), é apresentar a universidade à comunidade, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer as disciplinas estudadas em cada curso, os trabalhos realizados pelos estudantes nos laboratórios, além das perspectivas do mercado de trabalho nas diversas áreas.

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Maria Aparecida Barreto (foto) também estiveram no evento e conversaram com os visitantes. Para a estudante do 3° ano do Ensino Médio,  Luiza Malek, a feira contribuiu para ajudá-la a escolher o curso que pretende seguir: "“Eu estava em dúvida entre dois cursos e achei a feira importante por que me ajudou a esclarecer dúvidas sobre eles, como as disciplinas, o mercado de trabalho e os ramos de atuação”.

Amanda Loyola, estudante do 2° ano do Ensino Médio, elogiou a iniciativa: .“Achei bacana a iniciativa da feira, por que proporciona o contato de nós, estudantes do ensino médio, com quem já faz o curso e conhece as dificuldades lá de dentro”.

“O que mais gostei foi que deu para conversar com os alunos do curso, e entender como se exerce as profissões na prática. Às vezes a gente se interessa pelo curso, mas não entende como funciona na prática. Na feira consegui tirar algumas dúvidas que tinha nesse sentido” destacou Bernardo Magri, estudante do 3° ano do Ensino Médio.

Diferencial

Segundo o diretor do Departamento de Apoio Acadêmico ao Estudante da Prograd, Itamar Mendes, “um dos diferenciais dessa edição foi a qualidade das apresentações nos estandes, que aumentou em função da presença não só dos estudantes dos cursos de graduação, mas também dos professores e coordenadores de projetos de pesquisa e extensão, que tornou as apresentações mais dinâmicas, precisando até de mais espaço do que o previsto”.

O estudante do 3° ano do Ensino Médio, Evaldo Ribeiro, também destacou melhorias na feira, em comparação às edições passadas: “O espaço melhorou bastante em relação às edições passadas. Desta vez, apesar do bom número de visitantes no período da tarde, deu para visitar todos os estandes sem problemas”, disse

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho.