Analistas externas auditam informações sobre graduação e pós-graduação da Ufes

29/05/2013 - 18:40  •  Atualizado 04/06/2013 09:36

Por Hélio Marchioni

Durante esta semana a Pró-Reitoria de Planejameno (Proplan) da Ufes recebeu a visita de analistas que realizaram uma verificação nas informações prestadas pela Ufes à Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino (Pingifes). A plataforma Pingifes reúne todas as informações acadêmicas sobre a graduação e a pós-graduação da Universidade.

O trabalho foi realizado pelas analistas Rosana Alves da Conceição e Wilma Gomes Silva Monteiro que, a serviço do Ministério da Educação, verificaram pautas, atas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, relatórios de alunos matriculados e ingressantes, edital de vestibular , entre outros registros. Essas informações são disponibilizadas na plataforma Pingifes e servem de base para o cálculo da matriz orçamentária da Ufes para 2014.

Segundo as analistas, a Ufes apresenta uma infraestrutura muito organizada, com a pronta entrega de todos os dados solicitados. Nenhuma irregularidade foi encontrada nos relatórios apresentados. Wilma Monteiro afirma que realiza esse trabalho há dez anos e essa foi a auditoria onde ela encontrou a maior facilidade na obtenção e análise dos dados.

A auditoria ocorreu sob a responsabilidade do Departamento de Orçamento e Gestão da Informação da Proplan, em conjunto com o pesquisador institucional Marco Renato Lorenção.