A Galeria de Arte Espaço Universitário vai sediar, a partir do dia 18 de outubro, a exposição Esculturas em Aço, com obras do artista plástico José Carlos Vilar e curadoria do professor João Wesley.
A abertura estava programada para a próxima quarta-feira, dia 14, mas devido à impossibilidade de finalizar a instalação de uma plataforma, que abrigará uma escultura de grandes proporções em aço corten, foi necessário adiar a data.
Na mostra, será apresentada uma série de esculturas construídas pelo artista a partir de referências de sua infância, quando visitava as margens do Rio Jucu.
Em outra sala da galeria, Vilar apresentará o artista convidado Sandro Novaes, com a exposição Rupturas. A mostra paralela demonstrará a maturidade do ambiente cultural capixaba, uma vez que a instalação de Sandro propõe um estreito diálogo com a poética de Vilar.
Referência
Professor aposentado do Centro de Artes da Ufes, José Carlos Vilar é referência na escultura capixaba, e cria obras que convidam a reflexões imaginativas. Vilar é conhecido, entre outras obras, pelo Monumento Universitário, escultura com 13 metros de altura e 30 toneladas de concreto, inaugurada em 1987 no campus de Goiabeiras, nas imediações do Centro de Artes.
A Galeria Espaço Universitário fica no campus de Goiabeiras, próxima ao Centro de Vivências.
Texto: Patrícia Garcia
Edição: Thereza Marinho