Votação tranquila marca pesquisa eleitoral: resultado deve sair nesta quinta

08/11/2023 - 18:13  •  Atualizado 09/11/2023 15:57

A votação para os cargos de reitor/reitora e vice-reitora da Ufes para o quadriênio 2024-2028 será encerrada às 21 horas desta quarta-feira, 8, nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Em Jerônimo Monteiro, o encerramento da votação foi às 18 horas. O dia de pesquisa eleitoral transcorreu em clima de tranquilidade.

A apuração dos votos começará ainda hoje, assim que as urnas e os respectivos boletins de urnas chegarem à Central de Apuração, instalada na Secretaria de Órgãos Colegiados Superiores (Socs), em Goiabeiras, conforme informado pela Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCPE). A divulgação do resultado oficial, no entanto, só deve acontecer nesta quinta-feira, 9, pois ainda vão chegar do interior as urnas e os boletins, além dos possíveis votos em separado colhidos em cédulas de papel.

Acompanhe aqui a transmissão da apuração.

Durante todo o dia, a comunidade acadêmica, formada por docentes, discentes e técnicos administrativos, compareceu às 57 seções eleitorais instaladas nos campi da Ufes. A votação ocorreu em urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, sendo sete delas disponibilizadas em Alegre, três em Jerônimo Monteiro, quatro em São Mateus, dez em Maruípe e 33 em Goiabeiras.

“O processo transcorreu com tranquilidade, todos puderam exercer seu direito ao voto; quem estava deslocado do seu local de origem pode votar em separado. As equipes da Ufes deram todo o suporte necessário para que tudo desse certo. Esperamos que a vontade da comunidade universitária seja conhecida o mais breve possível”, afirmou Ana Paula Bittencourt, integrante da CCPE.

A pesquisa eleitoral é no formato paritário. Isso significa que a pontuação final de cada chapa é calculada somando-se os percentuais obtidos em cada segmento (estudantes, técnicos e docentes) multiplicado por 1/3, que é o fator de ponderação.

Disputa

Concorrem à reitoria da Ufes duas chapas: a de número 10, que tem como candidato a reitor o professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, e como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Sonia Lopes Victor; e a de número 20, que tem como candidata a reitora a professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Maria Rosa, e como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Serviço Social Maria Lúcia Teixeira Garcia.

Etapas

Após o resultado oficial da pesquisa eleitoral, a próxima etapa do processo sucessório é a votação da lista tríplice na reunião dos três conselhos superiores da Universidade: Conselho Universitário (CUr); Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Curadores. Segundo Bittencourt, “os conselhos se comprometem a respeitar o resultado da consulta, colocando em primeiro lugar na lista os vencedores da pesquisa eleitoral”. Essa listagem será então enviada à Presidência da República, cabendo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nomeação dos nomes que ocuparão a reitoria.

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Pedro Brito e Thereza Marinho