Verão em Rildas é a estreia da semana no Cine Metrópolis

11/07/2018 - 18:23  •  Atualizado 17/07/2018 11:59

A programação da semana do Cine Metrópolis conta com a estreia do filme Verão em Rildas em sessão especial. O documentário Bonifácio, O Fundador do Brasil, de Mário Ventura, continua em cartaz, assim como a 13ª Mostra Produção Independente – Pós-Mostra Novos Rumos (confira datas e horários ao final do texto).

Verão em Rildas (foto) apresenta a história de um grupo de estudantes universitários que, no início do verão, resolve produzir coletivamente um festival de artes na cidade de Rio das Ostras, litoral do Rio de Janeiro. O problema começa quando, durante a divulgação do evento nas redes sociais, eles são surpreendidos pela repercussão equivocada de uma postagem e as consequências do ato ultrapassam as barreiras virtuais, afetando a vida e a rotina de todos diretamente.

Após a sessão, o diretor Daniel Caetano vai participar de um debate com os espectadores, com mediação do professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes, Fábio Camarneiro. A entrada é gratuita.

Pós-Mostra Novos Rumos

Continuando a janela de exibição da Pós-Mostra Novos Rumos da 13ª Mostra Produção Independente, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba) volta a discutir a participação das minorias políticas (mulheres, negros, índios, LGBTQ, povos e comunidades tradicionais) na produção e na representação audiovisual (veja a programação completa no arquivo anexado abaixo).

A ideia é demonstrar como é fundamental a diversidade de pontos de vista construídos e presentes nas produções cinematográficas. A maioria das obras da mostra conta com direção de mulheres negras e evidenciam a importância da subjetividade do olhar de quem filma.

No debate que vai acontecer ao fim das sessões, os mediadores Diego de Jesus e Hegli Lotérico, curadores da Pós-Mostra, vão propor discussões abordando os resultados das políticas afirmativas de acesso aos meios de produção. A entrada é gratuita.

Serviço:

Verão em Rildas (Brasil, 2018, cor, 71’, 16 anos)
Quinta-feira (12), às 19h
Sexta-feira (13), às 17h30
Domingo (15), às 16h30
Segunda-feira (16), às 19h
Terça-feira (17), às 17h30
Quarta-feira (18), às 17h30

Bonifácio, o Fundador do Brasil (Brasil, 2018, cor, 83’, 12 anos)

Quinta-feira (12), às 16h30
Sexta-feira (13), às 15h50