Unidade móvel oferece cursos para estudantes e servidores do Hucam

17/04/2014 - 17:02  •  Atualizado 22/04/2014 17:41

Por Jorge Medina

O Hospital Universitário (Hucam) recebe no período de 22 a 30 de abril a Unidade Móvel Educacional Covidien (Umec). Trata-se de um caminhão composto por seis estações de treinamento com simuladores cirúrgicos, equipado com modernos laboratórios de alta tecnologia e profissionais qualificados que ministrarão, gratuitamente, aulas e cursos para os servidores e estudantes na área da saúde da Ufes. As aulas incluem temas relacionados a laparoscopia, cuidado e monitoramento de pacientes em respiradores, clínica de feridas, cirurgias vasculares e eletrocirurgias.

A unidade, com 14 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, possui um auditório apto a acomodar 45 participantes e treinadores clínicos. A Umec vai oferecer ainda treinamento e aperfeiçoamento profissional em técnicas de cirurgia minimamente invasiva, um procedimento cirúrgico menos agressivo para o paciente e que reduz as chances de complicação e o tempo de recuperação. A unidade ficará no estacionamento no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na entrada do ciclo básico, no campus de Maruípe.

Workshop

Com o apoio da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (Sobracil), o Caminhão da Saúde será palco do 6º Sobracil Day, no dia 28 de abril, das 15 às 18 horas. Durante o evento, será ministrado um workshop para cirurgiões sobre o tema “Técnicas cirúrgicas e novas tecnologias em cirurgia minimamente invasiva”.

A Covidien é uma empresa líder mundial na fabricação e distribuição de soluções de saúde. No Brasil, a empresa faz parcerias com profissionais de saúde, agência do governo e organizações não governamentais, com o objetivo de minimizar um lacuna da indústria médica: o treinamento de cirurgiões em técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia. A empresa oferece ainda treinamento técnico para profissionais em locais com acesso limitado a novas tecnologias.

Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico  http://survey.covidien.com/f/604018/9a98/ . Mais informações com Camile Freitas (11) 5090-8900 ramal 8767 ou Patrícia Torres (11) 5090-8958.