Um novo ano de desafios

31/12/2015 - 10:35  •  Atualizado 04/01/2016 08:49

O fim de cada ano representa um especial momento de celebração, de congraçamento, de balanços e expectativas, e também de manifestações de solidariedade e generosidade entre as pessoas. Algo que devemos manter sempre presente em nossas vidas. No ambiente da nossa comunidade universitária, o encerramento das atividades anuais nos remete a necessárias

reflexões, em que analisamos os resultados de metas projetadas, avaliamos os objetivos atingidos, reexaminamos os planos não concretizados e, sobretudo, planejamos futuros movimentos.

Em 2015, na nossa universidade, enfrentamos inúmeras adversidades provocadas pela crise orçamentária e financeira do País, e conseguimos atravessá-las com trabalho, perseverança e planejamento, por meio de ações que somente alcançaram êxito devido ao esforço e dedicação da comunidade universitária. Neste período, elevamos o grau de avaliação dos

cursos de graduação e de pós-graduação, ampliamos a nossa produção de pesquisa científica e tecnológica, e aumentamos a nossa inserção na sociedade por meio da extensão.

Debatemos com a comunidade universitária e a sociedade o futuro da Ufes, e consolidamos o Plano de Desenvolvimento Institucional com projeção de metas para até 2019, definindo  projetos como a redução do tempo médio de conclusão da graduação, aumento progressivo do conceito Capes para os cursos de pós-graduação, e preenchimento de todas as vagas oferecidas no VestUfes. No Ranking Universitário Folha (RUF), da Folha de São Paulo, a Ufes alcançou a 30ª posição, entre 192 universidades públicas e privadas avaliadas.

Fortalecemos os programas de assistência estudantil com bons resultados no desempenho acadêmico. Ampliamos a política de inclusão com a implantação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, e recebemos da Organização das Nações Unidas (ONU) a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

Devemos reconhecer os saldos significativos alcançados este ano, mas com a plena consciência dos grandes desafios que teremos em 2016, e que haveremos de trabalhar a partir da permanente sintonia entre gestores e comunidade universitária.

Nossa expectativa é de que o novo ano nos revigore, nos aproxime ainda mais e nos traga novas possibilidades para que tenhamos uma universidade cada vez mais vibrante e produtiva, e que possamos estar juntos na busca de um mundo melhor.

Reinaldo Centoducatte – Reitor
Ethel Maciel – Vice-Reitora