Ufes, UFMG e Ufop discutem projeto de extensão para população de Mariana

17/02/2016 - 10:07  •  Atualizado 18/02/2016 11:25

A pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Espinosa, está em Ouro Preto nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, para uma reunião com representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pauta é a criação de um projeto conjunto para atendimento à população atingida pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). O encontro ocorre de 10h às 16h, na Pró-Reitoria de Extensão da Ufop.

A reunião dá continuidade às ações de mobilização do programa "Participa UFMG" cujo objetivo é articular grupos de trabalho envolvidos com o diagnóstico dos danos e possível reconstrução das áreas atingidas pelo rompimento das barragens, além de estimular o desenvolvimento de ações continuadas.

Na Ufes, a mobilização começou em novembro de 2015, quando foram formados três grupos de trabalho, nas seguintes frentes: Monitoramento Ambiental, Social e Comunicação. Esses grupos envolvem cerca de 70 pessoas, entre professores, estudantes, técnicos-administrativos e pesquisadores da Universidade. Os primeiros resultados das pesquisas da Ufes sobre o impacto dos rejeitos de minério no Rio Doce e no litoral capixaba foram apresentados no último dia 5 de fevereiro.

Texto: Ana Paula Vieira, com informações da UFMG

Imagem: Instituto Últimos Refúgios