Ufes sedia Congresso Nacional de Ciências Sociais a partir desta quarta, 23

23/09/2015 - 08:09  •  Atualizado 23/09/2015 16:13
Professores, pesquisadores e estudantes de 17 instituições brasileiras de ensino superior estarão no campus de Goiabeiras da Ufes entre os dias 23 e 25 de setembro para participar do 1º Congresso Nacional de Ciências Sociais (Conacso), que abordará o tema “Desafios da Inserção em Contextos Contemporâneos”.

A conferência de abertura será realizada às 19 horas do dia 23, no Teatro Universitário, pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Costa Lima, que abordará o tema central do congresso.

Nos dias 24 e 25, as atividades do evento serão realizadas a partir de 8h30 no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no prédio IC-II do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)

O congresso tem o objetivo de promover a educação sobre as ciências sociais para fortalecer este campo de estudo. “As questões debatidas pela Ciências Sociais são de interesse público. O Congresso vai promover a discussão dos problemas políticos, sociais e culturais existentes na sociedade”, destaca a professora Marta Zorzal, que faz parte da comissão organizadora do evento.

Programação – O congresso contará ainda com lançamento de livros, oficinas, mesas-edondas, grupos de trabalho, apresentações de dança e exposições fotográficas.

Além disso, dois minicursos serão ofertados. Um deles, ministrado pelos professores Edmar Machado e Leonel Salgueiro, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será sobre “Oficina Circuito Acadêmico: a voz da academia no ciberespaço”. Já o segundo será ministrado pela professora Sandra Maria da Mata Azeredo, da Universidade de Minas Gerais/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que falará sobre “Gênero: preconceitos”.

O Conacso é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS), em parceria com o Departamento de Ciências Sociais, e é aberto à participação de todos os interessados nos temas. A programação completa do evento está disponível no site do Congresso: www.conacsoufes.com.br .

Texto: Betina Hatum (Bolsista de Projeto de Comunicação)