Ufes se manifesta sobre liberação de recursos do Ministério da Educação

05/07/2017 - 16:47  •  Atualizado 07/07/2017 10:46

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 04, a liberação de R$ 347,22 milhões para universidades e institutos federais de ensino, destinados ao pagamento de despesas de manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil. Ainda segundo o MEC, desse total, R$ 256,82 milhões serão repassados às universidades federais, incluindo hospitais universitários.

A Administração Central da Ufes esclarece que este repasse refere-se a parte do orçamento contingenciado das universidades, que ainda não foi liberado integralmente pelo Governo Federal. No caso da Ufes, o orçamento já contingenciado para despesas de custeio e assistência social é de R$ 87 milhões. No entanto, até o momento, o Governo Federal só havia liberado 60% deste valor.

O que foi anunciado nesta terça-feira foi o repasse de parte do que ainda falta ser liberado. Do montante divulgado, coube à Ufes R$ 8,7 milhões, o que equivale a 10% do valor do orçamento aprovado pelo MEC.

É importante frisar que não existem recursos novos. Trata-se da liberação de mais 10% do limite já aprovado do orçamento. Há ainda um valor contingenciado de 30% do custeio e 60% de capital.

Desta forma, a Administração Central da Ufes informa que continuará adotando todas as medidas de economia possíveis a fim de viabilizar a manutenção das atividades-fim da instituição, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.