Ufes retoma atividades administrativas nesta segunda-feira, 13

12/02/2017 - 12:13  •  Atualizado 13/02/2017 16:43

A Administração Central da Ufes informa que a Universidade retornará a suas atividades administrativas a partir desta segunda-feira, 13 de fevereiro; respeitando as condições do sistema de transporte público e as possibilidades de deslocamento habitual dos servidores técnicos e docentes por outros meios.

Quanto às atividades acadêmicas, ao longo da semana, com o pleno restabelecimento da normalidade conjuntural, novo comunicado será emitido com informações sobre a necessidade de mudanças do calendário. O mesmo vale para as matrículas presenciais dos estudantes classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que realizaram pré-matrícula online na semana passada. As unidades de Restaurante Universitário também permanecem com o funcionamento suspenso.

No Hospital Universitário, em Maruípe, os serviços de urgência e emergência continuam em funcionamento, os demais setores operam em regime especial. Caso o serviço de transporte público esteja em plena normalidade nesta segunda-feira, todas as áreas do Hospital voltarão a atender normalmente.

No Campus de Alegre, todas as atividades acadêmicas e administrativas já retornaram desde a última quinta-feira, 9, mantendo regime especial somente para as aulas noturnas.

A Universidade sentiu-se obrigada a suspender as atividades acadêmicas e administrativas ao longo da última semana,priorizando a segurança e o bem-estar de estudantes, servidores e usuários dos quatro campi e dos polos de educação a distância. Diante dos esforços na busca de uma solução pacífica para a crise, e dos desdobramentos que já estão restabelecendo o cotidiano, o entendimento é de que o retorno às atividades normais da Ufes só tende a colaborar.Espera-se que a volta às atividades administrativas dê conta de colocar em dia as demandas e procedimentos acumulados devido a esta interrupção forçada.

Os acontecimentos dos últimos dias no Espírito Santo, certamente, serão objeto de análises e estudos aprofundados de diversos grupos e núcleos de pesquisa. Não é o momento ainda de conclusões. Nosso papel fundamental é o de colaborar com a sociedade para a compreensão de tais fenômenos, e auxiliar os atores sociais envolvidos na reflexão de suas atitudes, para que fatos semelhantes jamais voltem a ocorrer.

Desde o início da crise, a Ufes vem afirmando que mantém a crença de que a situação deve ser solucionada sem uso de violência ou intransigências, reforçando a convicção de que o diálogo é o melhor caminho para qualquer tipo de impasse.