Ufes receberá 1,5 milhão da Fapes para pesquisas de enfrentamento à COVID

08/07/2020 - 20:10  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

Dezesseis projetos de pesquisa apresentados por professores da Ufes foram selecionados no Edital nº 03/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), destinado a projetos com ações efetivas e inovadoras para enfrentar a COVID-19. Juntos, os projetos receberão um montante de R$ 1.526.040,00. A apresentação das propostas contempladas foi realizada em solenidade virtual nesta quarta-feira, 8, pelo governador Renato Casagrande (foto). A Ufes foi representada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr.

“Como Universidade e como pesquisador, temos muito a agradecer ao Estado do Espírito Santo, pois essa iniciativa permite que 34 projetos de pesquisa de diversas instituições, públicas e privadas, se desenvolvam nas mais diversas áreas de conhecimento”, afirmou o pró-reitor. Ele lembrou que o edital inicialmente previu três chamadas públicas com um investimento total de R$ 1,8 milhão. Com novo aporte de recursos, o valor subiu para R$ 3 milhões.

“A Ufes foi contemplada com um pouco mais da metade desses recursos, que podem ser distribuídos na compra de insumos, em equipamentos, bolsas, contratação de pessoa jurídica e física. Ou seja, a Fapes deu condições para que várias pesquisas no estado sejam iniciadas ou continuadas. Um exemplo efetivo de pesquisa que pode dar retorno para o Estado é a desenvolvida pelo professor Jairo, apresentada hoje na solenidade”, afirmou o pró-reitor.

Ele se referia ao professor Jairo Pinto de Oliveira, do Departamento de Morfologia, um dos contemplados no edital, que apresentou seu projeto durante a solenidade virtual. “É um projeto que já está em desenvolvimento, realizado em parceria com o grupo de instrumentação analítica e aprendizado de máquina do Ifes Campus Serra. Estamos desenvolvendo um teste sorológico para COVID-19, mais sensível e de menor custo”, afirmou. Segundo ele, o produto desenvolvido com tecnologia local poderá sair por um custo de R$ 15, o que facilitará a testagem em massa da população.

Chamada local

Além dos projetos financiados pela Fapes (autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional - Secti), a Universidade fez a sua própria Chamada de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à COVID-19. Um total de 28 projetos foram selecionados, sendo 14 na área de extensão e 14 na área de pesquisa e inovação. Segundo Valdemar Lacerda Jr., o processo está, atualmente, em fase de contração de serviços e insumos.

Confira as propostas aprovadas no edital da Fapes:

Proponente

Título do Projeto

Setor

Marco Cesar Cunegundes Guimarães

Desenvolvimento de teste imunocromatografico rápido para detecção de anticorpos IgA anti-SARS-COV-2

Valerio Garrone Barauna

Uso da espectroscopia de infravermelho como um método de emotec da COVID-19

Michel Picanço Oliveira

Desenvolvimento de metodologia de produção de emote de proteção utilizando nanocelulose

Edson Theodoro dos Santos Neto

Observatório de Saúde na Mídia no Combate à COVID-19