Ufes recebe a visita de representantes de universidades do México e da Rússia

03/12/2015 - 17:18  •  Atualizado 04/12/2015 16:32

A Ufes recebeu na quarta-feira, dia 2, a visita de dois grupos de representantes de universidades do México e da Rússia. Eles foram recebidos pelo reitor Reinaldo Centoducatte, pelo coordenador da Divisão de Mobilidade In da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes, (SRI), Rodrigo Ribeiro Rodrigues, e pela coordenadora da Divisão de Mobilidade Out da SRI, Patrícia Cardoso.

A visita do grupo mexicano teve o objetivo de formalizar o Acordo de Cooperação Acadêmica já existente entre a Ufes e a Universidade Veracruzana do México.

Já o grupo vindo da Rússia faz parte da Universidade de Tecnologia da Informação, Mecânica e Ótica (ITMO) de São Petersburgo, e desde setembro deste ano, firmou um Acordo de Cooperação Acadêmica com a Ufes. A parceria é voltada para as áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Ciências da Computação, com foco em Robótica.

A coordenadora de Mobilidade Out da SRI, professora Patrícia Cardoso, destaca as vantagens desta parceria: “Essa primeira visita da equipe da Rússia envolveu um professor e três alunos de graduação, quatro pessoas envolvidas na área de Robótica. Lá eles participam de campeonato dentro do próprio país e também na Ásia. Nós aqui participamos de campeonatos nacionais e latino-americanos, categorias semelhantes e diferentes, então nós temos coisas para aprender dos dois lados”.

Soluções conjuntas

Para o reitor Reinaldo Centoducatte, “as parcerias proporcionam poder pensar em soluções conjuntas para os problemas semelhantes. Interesses que se ampliam para idas e vindas de professores e alunos gerando reconhecimento aqui e lá”.

As visitas fazem parte do processo de Internacionalização viabilizado pelas ações da Secretaria de Relações Internacionais da  Ufes, criada em 2012. Atualmente, a Universidade possui 71 convênios vigentes com países estrangeiros, e envia e recebe intercambistas todos os anos, possibilitando a troca de conhecimento e o aprimoramento acadêmico e cientifico.

“As parcerias permitem a troca de experiências acadêmicas e científicas, e possibilita a mobilidade dos alunos, fazendo a Universidade progredir”, destaca Rodrigo Rodrigues.

Texto e foto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)