Ufes recebe visita da cônsul-geral da República Tcheca

10/06/2016 - 18:11  •  Atualizado 13/06/2016 16:36

A Ufes recebeu nesta sexta-feira, 10, a visita da cônsul-geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, que veio à Universidade para uma reunião com o reitor Reinaldo Centoducatte. Também participaram do encontro o cônsul honorário da República Tcheca no Espírito Santo, Odilon Borges, o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, e a secretária interina de Relações Internacionais, Patrícia Cardoso.

Na reunião foram discutidas possibilidades para estabelecer intercâmbios científicos entre a Ufes e universidades e centros de pesquisa tchecos, com apoio do Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (INCBAC). A Ufes visa principalmente ampliar a internacionalização de seus programas de pós-graduação.

Além disso, foram propostas novas parcerias para a realização de projetos culturais, como exibição de filmes tchecos no Cine Metrópolis, concertos internacionais no Teatro Universitário e uma exposição sobre o Imperador Carlos IV, fundador da Universidade de Praga, a primeira da Europa Central.

A Ufes tem um histórico de parcerias culturais bem-sucedidas com o consulado da República Tcheca tendo realizado, entre outros, duas mostras de filmes tchecos, uma exposição sobre o escritor Franz Kafka (2014), uma exposição sobre o escritor Václav Havel (2013) e uma mostra de projetos do arquiteto Jose Plecknik (2011).

Texto e foto: Patrícia Garcia