Ufes recebe secretário estadual de agricultura e diretor-presidente da Fapes

15/02/2016 - 11:02  •  Atualizado 17/02/2016 10:06

O reitor Reinaldo Centoducatte e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Costa Reis Júnior, receberam na manhã desta segunda-feira (15), o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Buffon.

Durante a reunião com os dirigentes da Ufes, que aconteceu na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o secretário Octaciano Neto e o diretor-presidente da Fapes Antônio Buffon convidaram a Universidade a participar do Edital Fapes/Seag. O objetivo do edital é selecionar propostas de projetos de pesquisa científica e tecnológica para subsidiar a formulação de políticas públicas na área agropecuária, que promovam a sustentabilidade das propriedades rurais no Espírito Santo.

As áreas contempladas pelo edital são: fruticultura, mamão, cafeicultura, produção animal, olericultura,  pipericultura (pimenta-do-reino), silvicultura, sistemas integrados de produção, culturas alimentares e floricultura, aquicultura, pesca, água, solo, agroecologia e fruticultura.

O reitor enfatizou a importância dos projetos a serem desenvolvidos, conforme o edital, e destacou a participação dos pesquisadores da Universidade para subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável no Espírito Santo. Por outro lado, o pró-reitor Neyval Reis se comprometeu a se reunir com os pesquisadores dos campi da Universidade para divulgar o edital Fapes/Seag.

Edital - No valor de R$ 14 milhões, o edital representa o maior investimento com recursos próprios já realizado pelo Governo do Estado em pesquisa agropecuária. Entretanto, os projetos precisam, necessariamente, serem desenvolvidos em Rede. Cada Rede de pesquisa terá um coordenador e será composta por, no mínimo, três projetos com coordenadores distintos. Pelo menos um dos projetos deve ser coordenado por pesquisadores.

As Redes de pesquisa vão contribuir, segundo o edital, para a integração das instituições de ensino e pesquisa capixabas, incentivando a consolidação de jovens pesquisadores, aumentando a produção técnico-científica e estimulando a interdisciplinaridade e o intercâmbio institucional.

“Esperamos que os projetos desenvolvidos em rede propiciem a participação e integração dos pesquisadores de instituições públicas e privadas, principalmente da Ufes, na busca de  soluções inovadoras para mitigação dos efeitos climáticos adversos que o Espírito Santo vem enfrentando nos últimos anos”, enfatizou o secretario Octaciano. As inscrições para apresentação de projetos terminam no dia 28 de abril de 2016.

Outras informações no site www.seag.es.gov.br .