Ufes recebe autoridades e gestores de todo o país para encontro nacional sobre cultura

11/08/2023 - 14:25  •  Atualizado 14/08/2023 17:43
Compartilhe

A Ufes recebe, a partir desta segunda-feira, 14, o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura (ENGCult), que reunirá representantes de diversos setores da vida pública e cultural do país. O evento acontece até terça-feira, 15, em vários locais do campus de Goiabeiras, com palestras, debates, minicursos e atrações musicais.

O ENGCult é voltado exclusivamente a gestores públicos da cultura e já está com inscrições encerradas, mas haverá transmissão on-line de parte da programação. Os interessados devem inscrever no grupo de WhatsApp Sociedade Civil no ENGCult por meio deste link.

Sob o tema Cultura: uma estratégia para o Brasil, a programação do evento está estruturada na tríade Diálogos Necessários, Minicursos e Encontros Temáticos, que representam a reflexão, o aprimoramento e a articulação. Ao propor uma interação com outros setores de políticas públicas, o ENGCult destaca a relevância estratégica na abordagem transversal da cultura, instigando proposições criativas para os atuais desafios do Brasil.

Com apoio da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult), o evento receberá mais de 70 entidades e 1.100 inscritos de todos os estados brasileiros, segundo a organização. Para o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, o ENGCult marca a retomada do diálogo e da sintonia entre o Ministério da Cultura (MinC) e os fóruns setoriais de arte e cultura do país.

“As universidades têm papel estratégico como espaço de produção, valorização e resistência cultural”, afirma Borges. “É coletivamente que vamos estabelecer a nossa direção de futuro. E a Ufes, como instituição pública, está alinhada a essa construção democrática e plural”.

Programação

A programação do primeiro dia terá abertura no Teatro Universitário com a presença do reitor da Ufes, Paulo Vargas, e de outras autoridades e representantes de entidades culturais. A abertura contará com shows da Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras, da Serenata D’Favela e do cantor Silva.

Em seguida, haverá a primeira parte dos Diálogos Necessários, focado no tema da transversalidade da cultura. Na ocasião, estarão presentes o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o secretário da Cultura do Estado, Fabricio Noronha; e a deputada federal Jandira Feghali, entre outros. Na sequência, a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia proferirá a palestra de abertura, intitulada Garantia dos Direitos Culturais no atual contexto brasileiro.

A programação segue ao longo do dia, com outro módulo dos Diálogos Necessários e minicursos de capacitação voltados às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc; conferências estaduais e municipais; gestão pública; comunicação e redes sociais na difusão cultural. À noite, no Cine Metrópolis, haverá lançamento do edital Rumos Itaú Cultural e mostra cultural com Suindara e Gustavo Macacko.

O segundo dia do ENGCult começa no Teatro Universitário, pela manhã. Figuras da cena cultural brasileira, como o cineasta Sérgio de Carvalho (Noites Alienígenas) e Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do MinC, discutem as oportunidades para o audiovisual brasileiro no âmbito da Lei Paulo Gustavo. À tarde, o teatro recebe a poeta Elisa Lucinda, a mestra de cultura popular Dona Domingas, o conselheiro da Central Única das Favelas (Cufa) Preto Zezé e outros representantes da gestão pública para um debate sobre o Decreto do Fomento Cultural.

À tarde, acontecem os Encontros Temáticos, que reunirão diversos articuladores da cultura em torno dos assuntos Institucionalização da gestão pública de cultura no Brasil; Fóruns Estaduais de Gestores Municipais de Cultura; Entidades da Cultura; e Pesquisadores em Cultura.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho