Ufes realiza sábado a Etapa Estadual da VIII Olímpiada Brasileira de Robótica

13/08/2014 - 18:45  •  Atualizado 15/08/2014 18:39

A Ufes promove neste sábado, dia 16, a Etapa Estadual da VIII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, que tem a colaboração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), é aberto ao público e acontece a partir das 13 horas, no Ginásio Jones dos Santos Neves.

Neste ano, a missão dos competidores é construir um robô completamente autônomo para resgatar vítimas, sem interferência humana.  Trinta e sete equipes irão competir em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio/Técnico. Os vencedores de cada categoria conquistarão uma vaga na Competição Brasileira de Robótica, que será realizada em outubro na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP).

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que usa a temática da robótica para estimular alunos de escolas pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o território brasileiro seguirem às carreiras científico-tecnológicas.

“A proposta do evento é promover uma integração com a comunidade, além de dar condições aos alunos da educação básica de competirem” afirma a coordenadora do Laboratório de Robótica do Centro Tecnológico da Ufes e coordenadora local do evento, Carmen Faria Santos. A Ufes realiza desde 2007, a etapa estadual da OBR, que é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da Prefeitura de Vitória.

Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)