Ufes realiza I Seminário do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

27/11/2013 - 17:39  •  Atualizado 28/11/2013 17:01

Por Thereza Marinho, com foto de Thaiana Gomes (*)

A Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Ufes realizou nesta quarta-feira, 27, o I Seminário Institucional do Pibid, no Teatro Universitário. O evento reuniu professores da Universidade, bolsistas e coordenadores dos projetos.

“O objetivo do seminário é discutir as práticas do programa nas escolas das redes municipais e estadual de ensino. O Pibid é de extrema importância para a formação de professores e acontece por meio de uma parceria entre a Ufes e os professores supervisores nas escolas”, explica a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Corassa.

Estímulo

O Pibid é um programa vinculado à Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), que visa a estimular e valorizar a formação docente em todo o país. No Brasil existem cerca de 50 mil bolsas.

Na Ufes, o Pibid abrange 20 cursos de Licenciatura, nos campi de Vitória, Alegre e São Mateus, envolvendo docentes da Universidade, docentes das redes públicas de ensino estadual e das redes municipais de Vitória, Alegre e São Mateus, além dos quase 400 alunos bolsistas. Em breve, o número de bolsistas aumentará para cerca de 500.

“Em todos esses municípios temos uma avaliação muito positiva do programa. Desde a sua implementação, em 2008, já se observa uma redução significativa da evasão nos cursos de licenciatura. As ações do PIBID vão muito além da monitoria nas escolas. São atividades de formação da identidade profissional docente, que se constitui no diálogo respeitoso com a Escola Básica, visando à construção de ações conjuntas que proporcionem práticas inovadoras no ensino”, afirma a coordenadora do Pibid na Ufes, Mirian Jonis.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho