Ufes manifesta pesar pelo falecimento do professor e pesquisador Ennio Candotti

07/12/2023 - 12:37  •  Atualizado 08/12/2023 10:30

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do professor e pesquisador Ennio Candotti, ocorrido nesta quarta-feira, 6.

Físico nascido na Itália, Candotti chegou ao Brasil em 1952 e formou-se em Física em 1964 pela Universidade de São Paulo (USP). Lecionou na Ufes entre os anos de 1996 e 2008, sendo um dos grandes incentivadores do curso de Oceanografia e ajudando a trazer para a Universidade uma exposição sobre Leonardo da Vinci, realizada nas salas do Cemuni III.

Depois deste período, foi para o Amazonas, onde deu aulas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Também foi idealizador e primeiro diretor do Museu da Amazônia de História Natural, Paleontologia, Arqueologia e Etnografia (Musa).

Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por quatro mandatos, entre os anos de 1989 e 2007, e desde 2001 era presidente de honra da entidade. Em 1999 recebeu o prêmio Kalinga, da Unesco, por sua contribuição à popularização da ciência.

O reitor Paulo Vargas lamentou a morte do pesquisador: “Físico de formação, Candotti fez incursões por outras áreas de conhecimento como as artes, a filosofia e as ciências sociais e ambientais, sempre mostrando as qualidades de um intelectual destemido e preocupado com o desenvolvimento social em conexão com o desenvolvimento científico. Com sua partida, a ciência perde um dos seus mais relevantes produtores e um dos incentivadores da disseminação do conhecimento científico na sociedade”.

O velório de Ennio Candotti será realizado no Musa, em Manaus, nesta sexta-feira, 8, das 9h às 15h, e será aberto ao público.

Foto: Felipe Fittipaldi/SBPC