Ufes inicia projeto sobre valorização da saúde física e mental

18/07/2019 - 10:14  •  Atualizado 19/07/2019 13:52

A Ufes, por meio da comissão Universidade Promotora de Saúde (UPS), está iniciando um projeto que visa promover uma reflexão sobre a importância da vida, a partir de ações de conscientização sobre o cuidado com a saúde física e mental, e ainda estimular um ambiente de acolhimento na instituição.

O projeto, que tem como slogan Sua Vida tem Valor, é dirigido à comunidade universitária e prevê a realização de diversas atividades, como panfletagem, intervenções urbanas e capacitação de multiplicadores voluntários e de coordenadores de curso.

Esta matéria foi publicada na edição 545 do jornal Informa. Clique aqui e acesse a edição na íntegra.

As ações serão realizadas ao longo do segundo semestre, aproveitando os meses em que ocorrem as campanhas de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), prevenção ao câncer de mama (Outubro Rosa), prevenção ao câncer de próstata (Novembro Azul) e de luta contra a Aids (dezembro).

“Em um primeiro momento, queremos divulgar os canais de escuta existentes, não só na Universidade, mas também fora dela. Porém, pretendemos conscientizar sobre a importância da saúde como um todo”, explica a professora aposentada do Departamento de Enfermagem Leila Massaroni, integrante da comissão da UPS na Ufes.

As ações do projeto serão realizadas em todos os campi, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), e também poderão contar com o suporte da rede de atenção à saúde já disponibilizada pelo estado e pelos municípios.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail promotoradesaude@ufes.br.

Saúde

Desde maio de 2018, a Ufes integra a Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups). Isso significa que a Ufes definiu a área da saúde como parte de seu planejamento e, como Instituição de Ensino Superior (IES), assumiu a responsabilidade social de estabelecer políticas institucionais que promovam a saúde e a qualidade de vida da comunidade interna (profissionais e estudantes) e da comunidade externa (população).

Nos quatro campi, a Ufes mantém atendimento a servidores e estudantes que estejam precisando de apoio e acompanhamento de saúde. Esse serviço está disponível no Departamento de Atenção à Saúde (DAS), para os servidores, e na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Cidadania (Proaeci), para os estudantes, nos campi de Goiabeiras e Maruípe; na Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social (Casas), no campus de São Mateus; e na Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (Sasas), no campus de Alegre.