Ufes inicia enquete para conhecer hábitos de comunicação da comunidade acadêmica

29/08/2023 - 19:04  •  Atualizado 01/09/2023 18:11

A comunidade acadêmica da Ufes receberá a partir desta terça-feira, 29, por e-mail, uma enquete que tem a finalidade de conhecer os hábitos e as formas de comunicação de estudantes, técnicos administrativos e professores da Ufes. O questionário pode ser respondido até o dia 24 de setembro e as informações vão subsidiar a elaboração da Política de Comunicação da Universidade.

O documento visa instituir diretrizes, normatizar e aprimorar as estratégias e ações de comunicação desenvolvidas pela Ufes na perspectiva da comunicação pública; organizar e sistematizar processos e fluxos que permeiam as práticas de comunicação; normatizar a gestão dos veículos de comunicação sob responsabilidade da Ufes e promover unidade e integração das atividades comunicacionais institucionais em diferentes unidades e campi da Universidade.

A instituição de uma política de comunicação para a Ufes é uma iniciativa do Gabinete da Reitoria desde 2022. Uma comissão coordenada pela Superintendência de Comunicação (Supec) vem trabalhando na elaboração de uma minuta do documento que será depois encaminhada para consulta pública e finalmente para apreciação das instâncias superiores da instituição. A enquete é mais uma etapa deste trabalho.

“A instituição de uma política de comunicação é necessária para que as ações de comunicação se articulem melhor aos processos da gestão e consolidem a comunicação como um instrumento estratégico para a Universidade atingir seus objetivos no que se refere à transparência, ao conhecimento público sobre suas ações e oportunidades e à própria compreensão da dimensão pública da comunicação desenvolvida numa instituição como a Ufes. É muito importante que a política de comunicação seja feita com a participação e colaboração da comunidade universitária”, afirma a Superintendente de Comunicação, Ruth Reis.

Seminário

Uma outra etapa de construção da Política de Comunicação da Ufes aconteceu em junho, quando a Supec realizou um seminário com a proposta de sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da comunicação nas universidades como instrumento de transparência, de democratização do conhecimento e de aproximação com a sociedade, e sobre a elaboração da minuta da política de comunicação.

O evento contou com a presença da diretora de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom), Maíra Bittencourt, e do diretor de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Francisco Daher.

Texto: Thereza Marinho