Ufes hasteia bandeira em adesão à campanha Outubro Rosa

02/10/2023 - 17:51  •  Atualizado 03/10/2023 18:16

A Ufes, por meio da Universidade Promotora de Saúde (UPS), demonstrou sua adesão à campanha Outubro Rosa nesta segunda-feira, 2, realizando o hasteamento da bandeira rosa, em referência ao mês de prevenção ao câncer de mama. A bandeira segue até o fim de outubro no mastro próximo ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, que também terá sua escadaria iluminada na cor rosa.

A campanha Outubro Rosa começou a ser difundida na década de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu o laço cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então o movimento de conscientização para o controle do câncer de mama vem crescendo em todo o mundo.

No Brasil, o movimento foi aos poucos sendo incorporado à agenda anual, especialmente com a iluminação de monumentos e órgãos públicos com a cor rosa, alusiva à campanha. O objetivo é compartilhar informações sobre o câncer de mama, estimulando e orientando sobre a importância do autoexame. Também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade feminina.

O desafio ainda é grande. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Homens também são acometidos pela doença, mas em menor número.

Texto: Sueli de Freitas, com informações do Ministério da Saúde e do Inca